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FAB localiza destroços de avião que caiu em Santa Catarina

Os destroços da queda do Baron 95-B55 prefixo PS-BDW, que aconteceu na noite de segunda (3) entre Garuva e Itapoá, no Norte de Santa Catarina, foram localizados nesta terça (4) em uma área de mata fechada e de difícil acesso, pelo Corpo de Bombeiros.

Antônio Augusto Castro e o piloto Geraldo Cláudio de Assis Lima partiram de Governador Valadares (MG) com destino a Florianópolis. No entanto, de acordo com o aeroporto de Joinville, o piloto fez contato e tentou pousar no local antes de desaparecer.

A aeronave não tinha pouso previsto para o aeródromo de Joinville, mas entrou em contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda (3). Os militares informaram que “por motivo ainda desconhecido”, o avião “optou por descer no aeroporto de Joinville, onde arremeteu, vindo posteriormente a cair na região Barrancos”.

De acordo com o capitão Ricardo Dummel, os bombeiros foram chamados por volta da 1h desta terça após um incêndio ser avistado na região. Para chegar no local, foi necessário abrir uma trilha na mata, perto da SC-416.

Durante as buscas, o avião CASA SC-105 prefixo FAB6552 da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado para a região ainda na noite de segunda (3).

O avião é um bimotor, com capacidade para 6 pessoas, incluindo piloto. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave estava com a situação de aeronavegabilidade regular.

Aeroporto de Joinville

O Aeroporto de Joinville informa que seus profissionais estão dando apoio aos trabalhos de busca dos órgãos competentes por uma aeronave de pequeno porte, que não tinha pouso previsto para o aeródromo, mas o piloto chegou a fazer contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira (3).

FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, na segunda (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.

CASA SC-105 Persuader

O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.

CASA SC-105 Persuader FAB6551 do Esquadrão Pelicano

A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.

Fonte: G1

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