O Aeroporto Internacional de Florianópolis passou por dois incidentes nos últimos oito dias. Os registros levaram o Sindicato Nacional dos Aeronautas a se manifestar sobre o assunto.
O último incidente foi registrado nesta sexta (21) quando um avião da Força Aérea Brasileira teve o pneu estourado, causando atrasos nos voos. Ao menos cinco voos foram domésticos.
Divulgada no site oficial do sindicato, a nota dizia que é preciso ter cautela, mas demonstra preocupação.
“Nestes dois episódios, assim como em qualquer outro acidente ou incidente aéreo, somente a investigação pelos órgãos responsáveis poderá permitir que as respostas sejam alcançadas de forma correta e precisa, sem intenção de identificar os fatores contribuintes e aumentar a segurança de voo. Até que um relatório preliminar da investigação seja emitido —no prazo de 180 dias—, até qualquer suposição não passa de especulação infundada e irresponsável”, escreve.
Questionada, a Zurich Airport, companhia que administra o aeroporto de Florianópolis, decidiu não se posicionar sobre o assunto.
Relembre os cases
A aeronave A-29 da FAB (Força Aérea Brasileira) teve um pneu furado durante o pouso no Aeroporto de Florianópolis nesta sexta-feira (21). A ocorrência foi classificada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos como incidente aeronáutico.
No entanto, a ação gerou atrasos de ao menos cinco voos no aeroporto.
O incidente com o avião da FAB não é o primeiro a afetar o aeroporto de Florianópolis nos últimos dias. No dia 12 o local precisou ser fechado após um avião derrapar e sair da pista, pela manhã.
Ao longo do tempo de paralisação, 92 voos foram cancelados até às 16h de quinta e cerca de 9 mil pessoas foram impactadas diretamente, segundo ordem do aeroporto solicitada pelo Grupo ND.
Leia: Video: Avião derrapa durante pouso no aeroporto de Florianópolis
A aeronave, que tinha 172 pessoas a bordo e sete tripulantes, foi removida às 7h39 de quinta e, às 9h, a colaborou finalizou a recomposição do pavimento e limpeza da área, liberando a pista para operação. Por volta das 19h de quinta, entretanto, o painel de partidas e chegadas ainda mostrava voos cancelados ou atrasados em Florianópolis.
Nota completa do sindicato
Em vista dos dois últimos incidentes ocorridos no mês de julho no Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, o SNA vem a público esclarecer alguns pontos importantes.
Nesta sexta-feira (21), um avião da FAB sofreu uma avaria no aeroporto, interferindo temporariamente nas atividades e voos programados para o dia e, no último dia 13, o aeroporto teve seus voos cancelados devido a um incidente envolvendo uma aeronave da Latam.
Nestes dois episódios, assim como em qualquer outro acidente ou incidente aéreo, somente a investigação pelos órgãos poderá permitir que as respostas sejam alcançadas de forma correta e precisa, sem intenção de identificar os fatores contribuintes e aumentar a segurança de voo. Até que um relatório preliminar da investigação seja emitido —no prazo de 180 dias—, até qualquer suposição não passa de especulação infundada e irresponsável.
O SNA reforça a importância das pesquisas para melhorar o máximo possível a segurança de voo, não só para prevenir novos acidentes, como para evitar a repetição de casos semelhantes, incluindo a prevenção da fadiga nas operações aéreas.
A partir do resultado de uma pesquisa para medir o nível atual de fadiga dos tripulantes feita pelo SNA em janeiro, ficou claro que o cenário é muito desafiador para os tripulantes.
Em diversas frentes de trabalho, o SNA mudou para as empresas aéreas em suas operações e para a Anac, com a possível revisão do RBAC 117 (regulamento que trata da fadiga) prevista para o biênio 2023-2024, além de atuar politicamente em Brasília e conseguir que a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) solicite uma audiência pública sobre o tema, ainda sem data de agendamento.
O SNA reafirma seu compromisso com a segurança aérea e atua na busca contínua por melhores condições de trabalho dos aeronautas.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.