Comercial

Video: Avião derrapa durante pouso no aeroporto de Florianópolis

O Airbus A321-231 da Latam prefixo PT-MXM com 172 passageiros e 7 tripulantes derrapou na pista do aeroporto de Florianópolis na manhã de quarta (12). Por conta do incidente, o local ficou fechado para pousos e decolagens, segundo a concessionária, por tempo indeterminado.

Minutos depois da derrapagem, todos os 172 passageiros e 7 tripulantes foram retirados com segurança. A aeronave saiu de Guarulhos (SP) com destino a Florianópolis. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, ainda apuram o que causou o incidente.

Especialistas que analisaram o vídeo da ocorrência  avaliam que a derrapagem pode ter ocorrido por causa da chuva intensa que atinge Santa Catarina ou por um possível estouro de pneu.

Mais de 80 voos haviam sido cancelados no aeroporto de Florianópolis , entre partidas e chegadas, até 21h de quarta (12), segundo o painel da Zurich Airport Brasil.

A relação de condições climáticas com o incidente não foi confirmada. Especialistas, no entanto, acreditam que a água na pista pode ter facilidade a derrapagem. Passagem de ciclone causou chuvas intensas desde o dia anterior à ocorrência.

Em nota, divulgada na quarta-feira, Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto, afirmou que a pista 14/32 está fechada para pousos e decolagens, e que trabalha “com os demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível”.

“A LATAM reforça que todos os 172 passageiros e 7 tripulantes do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica. A ação foi tomada após o incidente com a aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que extrapolou os limites de pista no pouso no aeroporto catarinense.”

Aeroporto de Florianópolis é reaberto

Após 24 horas fechado, o aeroporto de Florianópolis foi reaberto na manhã de quinta (13). Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, o local está novamente operacional pousos e decolagens.

O avião foi retirado pela companhia às 7h39 de quinta.

“Às 9h, a concessionária finalizou a recomposição do pavimento e limpeza da área, liberando a pista para operação”, informou, em nota, o aeroporto.

Após o incidente com o avião, ao menos 92 voos foram cancelados ou remanejados para aeroportos próximos, segundo o painel consulta do Painel de Voos do Aeroporto até as 8h20 desta quinta.

Fonte: G1

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top