
O primeiro voo do caça Gripen em solo brasileiro tem previsão de decolagem nesta quinta (24) entre 13h e 14h. A aeronave irá de Navegantes (SC) até Gavião Peixoto (SP). O voo só não irá ocorrer se houver problemas metereológicos.
O caça será apresentado oficialmente, em Brasília-DF no dia 23 de Outubro, data comemorativa ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
O caça foi feito em parceria da sueca Saab com as brasileiras Embraer Defesa e Segurança, Ael Sistemas, Akaer e Atech. A entrega aconteceu há um ano em voo de testes na Suécia.
Leia também
Video: Caça Gripen da FAB desembarca no Brasil
A parceira da Suécia com o Brasil começou em 2014 com o contrato no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas para o desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen E/F para a FAB, incluindo sistemas relacionados, suporte e equipamentos. As aeronaves do programa Gripen Brasileiro serão entregues entre 2021 e 2026 e a transferência de tecnologia ao Brasil será entregue pelo prazo de aproximadamente dez anos.
A primeira aeronave F-39E Gripen será empregada nas atividades de desenvolvimento conjunto no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset).
O primeiro caça estará equipado com instrumentos para a realização da campanha de testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), em Gavião Peixoto (SP). Futuramente, ao final do desenvolvimento da versão monoposto, essa unidade vai ser incorporada à frota da FAB.
Por ser uma aeronave em fase de testes, sua operação deve ser executada em ambientes controlados, sempre buscando a máxima segurança do piloto e da máquina. Os voos de testes na Suécia foram iniciados a partir de agosto de 2019 e, recentemente, o mesmo avião decolou pela primeira vez comandado por um oficial da FAB, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres.
As primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de Força Aérea têm previsão de serem entregues para o Comando da Aeronáutica ao final de 2021.
Voo
O piloto de testes da Saab, Marcus Wandt estará no cockpit. Durante toda quarta (23), a Saab realizou uma série de testes nos sistemas e foi realizado um táxi da aeronave para verificação. O F-39 Gripen “FAB4100” chegou no dia 20 ao Brasil, no porto de Navegantes. Na madrugada do dia 22 foi transferido para um hangar no aeroporto e no dia seguinte já começou a preparação para o voo.

Após a decolagem do aeroporto, o jato seguirá para a costa catarinense onde receberá a escolta de dois caças F-5M da FAB, que já se encontram em Florianópolis. Os caças F-5M do Esquadrão Pampa devem decolar minutos antes do Gripen.
Helicópteros e aeronaves SAR da FAB apoiarão o voo de translado até Gavião Peixoto, onde está localizado o Centro de Pesquisa da Saab em parceria da Embraer.
Fonte: R7
