O primeiro caça Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já desembarcou do navio Elke no Porto de Navegantes em Santa Catarina.
O Gripen E matrícula FAB4100 está totalmente montado, e voará de Navegantes para Gavião Peixoto provavelmente nesta semana.
Em Gavião Peixoto, local de produção da Embraer para a aviação militar, a aeronave realizará alguns testes em solo brasileiro, e utilizando pilotos de testes do Programa Gripen E na Força Aérea Brasileira.
O Gripen E estará totalmente operacional em 2021, mas antes deverá realizar um voo de demonstração nas comemorações da FAB ao Dia do Aviador, 23 de outubro. O evento será realizado na Ala 1, localizada no Aeroporto de Brasília.
O Brasil terá 36 caças Gripen E/F, que serão designados pela FAB como F-39. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.
Navegantes
Na madrugada do dia 22 de setembro, o primeiro Saab F-39 Gripen E para a Força Aérea Brasileira foi transferido do porto para o Aeroporto de Navegantes (Santa Catarina) e atraiu a atenção de moradores e curiosos.
Após o desembarque do navio, que foi registrado pela Saab, a aeronave foi lentamente deslocada via terrestre até o aeroporto, um trecho de pouco mais de 2 quilômetros.
Como proteção, militares acompanharam o primeiro Gripen E.
