O Pegasus IB-02 prefixo PU-TRV precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Araguari por volta das 14h30 de sábado (10). Durante a manobra, um dos pneus da aeronave estourou, o que provocou a perda de controle e o capotamento do monomotor.
De acordo com a Prefeitura de Araguari, as duas pessoas que estavam a bordo tiveram ferimentos, foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e, em seguida, encaminhadas para unidades de saúde da cidade.
A perícia da Polícia Civil foi acionada. As informações sobre o acidente já foram repassadas ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que informou estar investigando o caso. Informações sobre o trajeto do avião e identidade das vítimas não foram divulgadas.
Movimentos irregulares
Uma moradora da região próxima ao aeroporto de Araguari contou ter visto o avião realizando movimentos irregulares e repetitivos. Segundo a testemunha, a aeronave fazia zigue-zague e subia e descia como uma montanha-russa, até desaparecer de vista ao entrar no aeródromo.
Aos representantes da prefeitura, os bombeiros relataram acreditar que o avião tenha tocado o solo com o bico ou com a hélice, o que teria causado o capotamento.
Aeroporto está desativado
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araguari, responsável pela administração do aeroporto, lamentou o ocorrido. O órgão esclareceu que o aeródromo está fechado e sem autorização do Ministério de Portos e Aeroportos para operações aéreas, exceto em casos de voos emergenciais realizados pelo Governo do Estado ou pelo Governo Federal.
Além de investigar as causas do acidente, as autoridades também buscam entender por que os tripulantes escolheram o aeroporto de Araguari para realizar o pouso de emergência.
Nota do Cenipa
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, neste sábado (10/05), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) — órgão regional do CENIPA, com sede no Rio de Janeiro (RJ) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-TRV, no Aeroporto de Araguari (MG).
Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação.”
Fonte: G1
