Militar

Esquadrões de Transporte da FAB realizam Exercício de Lançamento Aéreo

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo – e o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus – realizaram, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a primeira fase do Exercício Lançamento Aéreo Embraer KC-390 Millennium. Sob a coordenação da Base Aérea do Galeão (BAGL), o treinamento contou com a participação da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqd) e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR). O exercício tem como objetivo aprimorar o preparo operacional das equipagens e o adestramento técnico das Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP), dentro das ações de Mobilidade Aérea na Tarefa de Sustentação ao Combate.

As atividades da primeira fase ocorreram na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, com foco no treinamento do CCDP (do inglês Continuously Computed Drop Point), um sistema que calcula, em tempo real, o ponto ideal de lançamento de pessoal e cargas, reduzindo margens de erro e otimizando a precisão operacional. Durante o exercício, foram realizados lançamentos de carga e pessoal pelo modo eletrônico.

Também foram conduzidas operações focadas no Combat Offload (COL) e no Engine Running On/Offload (ERO), técnicas essenciais para aumentar a agilidade, eficácia e rapidez no embarque e desembarque de cargas em cenários operacionais.

O COL permite a descarga rápida de materiais sem a necessidade de equipamentos auxiliares, possibilitando o reabastecimento de tropas e o envio de suprimentos em áreas com infraestrutura limitada ou em zonas de conflito. Já o ERO mantém os motores da aeronave em funcionamento durante as operações de carga e descarga, reduzindo o tempo no solo e aumentando a capacidade de resposta imediata em ambientes hostis, onde a permanência prolongada da aeronave representa um risco.

Além dessas técnicas, foi realizada a atividade de pouso de assalto, uma operação essencial para a inserção rápida de tropas e suprimentos em ambientes operacionais restritos ou em zonas de conflito. Essa manobra permite que a aeronave pouse em pistas curtas e não preparadas, garantindo flexibilidade e eficiência nas missões de apoio ao combate e logística militar.

A Comandante do 1°/1° GT, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, destacou a importância do treinamento.  “O KC-390 representa uma nova Era para a Aviação de Transporte da FAB. A realização deste exercício é fundamental para consolidarmos procedimentos, desenvolvermos novas capacidades e garantirmos a máxima eficiência no emprego operacional da aeronave”, disse.

A incorporação dessas técnicas ao treinamento eleva a prontidão operacional da Força Aérea Brasileira, garantindo maior agilidade e eficiência em missões críticas. Com o KC-390 Millennium, a FAB fortalece sua mobilidade estratégica, assegurando a inserção precisa de tropas e equipamentos em qualquer cenário operacional. “Estamos construindo uma doutrina sólida para explorar todo o potencial desse vetor, que já demonstra ser um diferencial estratégico para as operações da FAB”, finalizou a Comandante do Esquadrão Gordo.

Fonte: FAB – Fotos: 1° GTT/ 1°/1° GT e SO Johnson/CECOMSAER

To Top