Militar

Video: Três caças ingleses fazem pouso de emergência no Galeão

Três caças Eurofighter Typhoon e dois aviões, sendo um Airbus A330 MRTT prefixo RRR9301 e um Airbus A400M prefixo ZM4127, fizeram um pouso emergencial no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na tarde de sexta (8).

As aeronaves são da Força Aérea Britânica (RAF) e declararam emergência por estarem com pouco combustível após um problema no avião-tanque – que reabastece os caças no ar. Os caças Typhoon pousaram primeiro e foram acompanhados pelas outras aeronaves.

Por conta dos pousos, voos chegaram a ser suspensos tanto para pousos quanto pra decolagens por cerca de 30 minutos.

A concessionária RIOgaleão afirmou que aviões pousaram em segurança e que sete voos registraram atraso para pouso. Às 19h20, o aeroporto operava normalmente.

A nota divulgada pela FAB informa que “uma aeronave da Royal Air Force (Força Aérea Real Britânica), um Airbus KC3 Voyager RRR9301 A330-200, estava com um caça Eurofighter Typhoon em emergência e solicitou alteração de rota para pousar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. As aeronaves, em voo de formação, seguiam de Espargos Amilca Cabral International Airport (GVAC), Cabo Verde, para Mount Pleasant Airport (EGYP), Falklands/Malvinas”.

“Os pousos foram realizados com segurança e, logo em seguida, as aeronaves seguiram normalmente o plano de voo”, afirmou a FAB.

A Embaixada do Reino Unido informou que as cinco aeronaves tiveram que fazer o pouso não programado porque, devido às condições climáticas, não foi possível realizar o reabastecimento no ar.

“A aeronave estava em trânsito para as Ilhas Falkland como parte de uma entrega de rotina de fuselagens. Ao deixar o Brasil, é provável que retornem para as Ilhas Ascensão (território ultramarino do Reino Unido no Oceano Atlântico Sul)”.

As aeronaves pertencem a 1435 Flight baseados em Mount Pleasant, nas Malvinas.

To Top