A Base Aérea de Brasília (BABR) foi o cenário de uma grande celebração para os amantes da aviação neste domingo (15/09), com o evento Portões Abertos 2024. Com entrada gratuita, o evento atraiu um público de mais de 75 mil pessoas.
O público pôde explorar uma ampla exposição que contou com a participação de aproximadamente 60 aeronaves, incluindo aviões militares, de aeroclubes, particulares e de escolas de aviação. Entre os destaques da Força Aérea Brasileira (FAB), estavam as aeronaves de transporte KC-390 Millennium, KC-30, C-99, C-105 Amazonas, além de caças F-5M e A-29 Super Tucano e dos helicópteros VH-35 e VH-36.
A Marinha do Brasil (MB) também se fez presente com a exposição do AF-1B Skyhawk (A4), um avião de ataque naval projetado para operar em porta-aviões. Aviões da Gol Linhas Aéreas, do Aeroclube PLA, da FARMOTEC, além de aeronaves da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Distrito Federal, também abrilhantaram o evento.
Entre as atrações, o público pôde assistir às emocionantes demonstrações de paraquedismo e à apresentação da Esquadrilha Fox. As passagens impressionantes dos caças F-39 Gripen e F-5 emocionaram os visitantes com suas manobras de alta velocidade e potência. Além disso, o Exército Brasileiro (EB) expôs seu sistema de lançadores múltiplos de foguetes Astros II, capaz de atingir alvos a até 300 km de distância, junto a outros veículos e equipamentos, que chamaram a atenção do público.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, foi um dos grandes destaques do evento, encantando o público com acrobacias realizadas por sete aeronaves A-29 Super Tucano. Durante os 40 minutos de show, realizado tanto pela manhã quanto à tarde, a plateia aplaudiu manobras como o looping, o voo de dorso e a icônica manobra do coração, que foram os momentos mais emocionantes da exibição.
Fonte: FAB – Fotos: Sargentos Mônica e Marcos / CECOMSAER