O projeto do avião supersônico Overture está avançando rapidamente, com previsão de seu primeiro voo de teste ainda em 2024. A Boom Supersonic, fabricante responsável, planeja realizar um teste utilizando o XB-1, um modelo menor mas com capacidade para ultrapassar a velocidade do som, similar ao futuro Overture.
O XB-1, certificado pela FAA dos Estados Unidos após testes rigorosos no sistema de combustível e motor, será pilotado em seu voo experimental. A decolagem está programada para ocorrer no Porto Espacial e Aéreo de Mojave, Califórnia, local histórico do primeiro voo supersônico em 1947.
O desenvolvimento do XB-1 não apenas valida tecnologias cruciais, mas também fornece dados essenciais para a produção em larga escala do Overture, programada para começar em 2025.
“O XB-1 também indicou como nós pensamos em segurança e nos ajudou a construir uma cultura de segurança forte e rigorosa na Boom”, diz a empresa.
Esta aeronave, com três vezes o comprimento do XB-1, está planejada para revolucionar viagens aéreas com uma velocidade que pode dobrar as atuais, alcançando até 1.800 km/h sobre o mar e superando em 20% o desempenho sobre o continente.
Além de atender mais de 600 rotas comerciais planejadas, o Overture será utilizado para voos executivos e de emergência médica. Com a capacidade de transportar até 80 passageiros e uma autonomia de 7.867 km, o avião promete reduzir significativamente o tempo de viagem entre destinos como Miami e Londres, cortando pela metade a duração atual para cerca de 5 horas.
A Boom Supersonic enfatiza que o voo no Overture será suave e tranquilo, graças à sua capacidade de evitar turbulências em altas velocidades. Além disso, a empresa assegura que o avião terá impacto sonoro reduzido em áreas habitadas, diferenciando-se de aeronaves supersônicas anteriores que usavam pós-combustão.
Previsto para entrar em operação por volta de 2029, o Overture está gerando grande expectativa como um sucessor moderno e eficiente do icônico Concorde, oferecendo uma experiência de passageiro premium com espaços generosos entre os assentos e recursos de entretenimento avançados.
“A tecnologia e os materiais avançaram o suficiente para que possamos construir aviões supersônicos mais rápidos e eficientes enquanto cuidamos do planeta. Além disso, as viagens de negócios e lazer continuaram a crescer, e os viajantes estão dispostos a pagar por velocidade”, diz a fabricante.
Com uma fábrica em construção na Carolina do Norte, a Boom Supersonic está posicionada para iniciar a produção em massa do Overture, com capacidade inicial de até 33 unidades por ano, expandível para dobrar essa quantidade com uma segunda linha de produção.
Fonte: Jornal Opção