Uma nova companhia aérea especializada em transporte de carga começa a levantar voo no Brasil tendo Pernambuco como sua base no Nordeste. Trata-se da Levu Air Cargo, que está em processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas já tem seu site oficial no ar (https://www.levuaircargo.com) desde o dia 2 de abril.
A empresa aérea pretende operar transportando materiais de alto valor, como automotivos e produtos fármaco-químicos, que têm maior complexidade de manuseio, entre as rotas Recife-Manaus-São Paulo (Viracopos e Guarulhos).
Para a operação, a Levu vai atuar inicialmente com uma aeronave, o Airbus A321F (reserva da matrícula PS-LVU), com capacidade de carregamento de até 27 toneladas. Para o último quadrimestre deste ano, a expectativa é que a empresa ganhe o reforço de um Airbus A330, que pode transportar até 70 toneladas de carga.
Pelo site oficial da empresa, a Levu tem 19 funcionários espalhados nos escritórios de Campinas (SP), Manaus (AM) e Recife (PE). No mapa das rotas, encontram-se também Belém (PA) como aeroporto a ser atendido no transporte de cargas. Os destinos internacionais oferecidos são Bogotá (Colômbia), Paris (França) e Miami (Estados Unidos).
Companhia aérea de cargas terá concorrentes
O mercado de transporte de cargas aéreas é dominado no Brasil por caompanhias especializadas, como Sideral e Total, além dos setores operacionais das três grandes companhias aéreas rasileiras: Gol, Latam e Azul.
Leia: Braspress recebe primeiro avião e revela planos para frota
A Levu Transporte Aéreo e Logística de Cargas Ltda foi registrada em em maio de 2022, tendo como sócios empresários ligados à empresa Expert-Log, que já opera no comércio exterior, mas usando espaço de porão de aeronaves de outras empresas.
Em novembro de 2022, representantes da Levu Logistics foram recebidos pelo governador de Pernambuco da época, Paulo Câmara, para formalizar o interesse de investir R$ 55 milhões para iniciar operações no estado.
Fonte: Movimento Econômico