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Video: Avião cai e deixa 7 mortos na zona rural de Itapeva-MG

Atualizado 20h17 – O Piper PA-46-350P Malibu Mirage prefixo PS-MTG caiu na manhã deste domingo (28) no Bairro Monjolinho, próximo ao Hotel Vale Suíço, zona rural de Itapeva (MG), a 468 km da capital mineira. Segundo o Corpo de Bombeiros, sete pessoas morreram.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião caiu por volta de 10h36, mas, antes de cair, a aeronave se desintegrou no ar. A aeronave transportava as famílias de dois empresários para a capital mineira, após um fim de semana de descanso em uma chácara

“Nós temos as asas e o núcleo da aeronave. Dentro do núcleo da aeronave estavam os 7 corpos. Só que esta aeronave caiu de cabeça para baixo. Nós fizemos a retirada de quatro corpos, que era possível fazer a retirada na posição que eles estavam. Depois, o Corpo de Bombeiros nos auxiliou e essa aeronave foi virada com a autorização do Cenipa. E nós fizemos a retirada dos demais, inclusive dos tripulantes”, explicou a médica legista Tatiana Teles.

Moradores informaram que choveu forte na manhã deste domingo em Itapeva.

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo. Ela estava com situação normal para aeronavegabilidade.

A Polícia Civil informou que está no local para os trabalhos de praxe. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para conduzir os trabalhos.

Vítimas

– Marcílio Franco da Silveira, de 42 anos, sócio da empresa CredFranco;
– André Rodrigues do Amaral, de 40 anos, irmão de Marcílio e sócio da CredFranco;
– Raquel Souza Neves Silveira, de 40 anos, esposa de Marcílio;
– Antônio Neves Silveira, de 2 anos, filho de Raquel e Marcílio;
– Fernanda Luísa Costa Amaral, de 38 anos, esposa de André;
– Geberson Henrique Tadeu Chagas Pereira, piloto da aeronave;
– Gabriel de Almeida Quintão Araújo, de 25 anos, copiloto.

André, Marcílio, Gabriel e Geberson (esq para dir)

Detalhes

Segundo a Rede Voa, concessionária que administra o aeroporto em Campinas, a aeronave decolou às 10h09 e iria para o Aeroporto de Confins, “porém, sofreu acidente antes de chegar ao seu destino”.

A aeronave chegou no Campo dos Amarais na sexta (26), às 12h48, e permaneceu em hangar particular. A concessionária informou que “os nomes dos ocupantes ainda não foram confirmados”.

Uma funcionária da CredFranco explicou que as famílias estavam em Campinas , na semana passada, para uma premiação. Antes de voltarem à BH, decidiram passar o fim de semana na chácara de um amigo, em Itu (SP). O avião pertencia a empresa de com sede em Belo Horizonte (MG).

Ficha técnica do Piper Malibu Mirage

– Motorização: Turbocharged Lycoming TIO 540 AE2A 350 hp
– Pista de pouso: Aprox. 640 metros
– Teto de serviço: Aprox. 7.500 metros
– Consumo médio (AVGAS): Aprox. 85 litros / hora (lotado / 75% potência)
– Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,04 litro / passageiro / km voado
– Alcance: Aprox. 1.850 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas)
– Velocidade de cruzeiro: Aprox. 350 km / h
– Comprimento: Aprox. 9 metros
– Peso máximo decolagem: Aprox. 1.969 kg
– Capacidade: 6 lugares

Nota – CENIPA

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizados no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados, neste domingo (28/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-MTG, em Itapeva (MG).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Fonte: G1

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