211 brasileiros embarcaram de Israel para o Brasil, na terça (10/10), no Airbus A330 (KC-30) prefixo FAB2901, a primeira aeronave enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O primeiro voo de repatriação decolou de Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, às 14h13 (horário de Brasília), com destino à capital federal, e pousou no Brasil durante a madrugada desta quarta (11/10). Na ocasião, estiveram presentes o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras autoridades civis e militares.
De acordo com o Comandante da Aeronáutica, o objetivo é repatriar 900 nacionais até domingo (15/10). “A primeira parte do primeiro grupo de missões foi concluída. Essa é uma das maiores missões de repatriação de brasileiros da história da Força Aérea Brasileira”, informou.
O voo de retorno dos brasileiros foi iniciativa do Governo Federal sob coordenação dos Ministérios das Relações Exteriores e Ministério da Defesa. Os regatados manifestaram interesse em retornar em razão do conflito na região iniciado no fim de semana.
A FAB ainda atenderá à demanda com previsão de mais quatro voos: um com chegada no Rio de Janeiro, na noite de quinta (12/10); outro com escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã da sexta (13/10); o quarto pousando no Rio de Janeiro, na noite de sexta (13/10); e o outro, para chegar no Rio de Janeiro, no sábado (14/10).
Para realizar o translado dos primeiros passageiros resgatados, de Brasília para o Rio de Janeiro, também foram utilizadas duas aeronaves da FAB: um Embraer KC-390 e um Embraer 145 (VC-99).
Voos
O terceiro avião da Força Aérea enviado para resgatar brasileiros de Israel decolou de Tel Aviv nesta quinta (12), às 17h55 da tarde, no horário local, quase meio-dia em Brasília. A aeronave Embraer KC-390 traz 69 pessoas, entre elas duas gestantes.
A aeronave vai fazer duas paradas técnicas, em Lisboa e em Cabo Verde. O destino é Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta (13).
O segundo voo pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta com 214 brasileiros. Entre eles, a estudante Clara Roizenblit, que vivia há dois anos em Tel Aviv. Ela disse que nunca tinha imaginado passar por uma situação tão assustadora.
A extensão da operação já é esperada, disse o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno.
Nessa primeira etapa, devem ser repatriados 900 brasileiros, após o início do conflito entre Israel e Hamas.
Fonte: FAB / EBC