Militar

EUA prepara transferencia de caças F-16 e P-3 Orion para a Argentina

O governo dos Estados Unidos, por meio de seu Departamento de Estado, estaria em vias de autorizar a possível transferência de até 38 caças F-16 para a Argentina . Isso foi repetido pela mídia local que acessou os documentos submetidos ao Congresso dos EUA para aprovação. Além dos caças-bombardeiros, a notificação enviada pelo governo do presidente Joe Biden também incluiria em outro documento a autorização para aeronaves de patrulha e vigilância P-3C/N Orion para a Marinha Argentina.

Em uma sucessão de eventos nas últimas horas e dias, os esforços e propostas de caças F-16 para equipar a Força Aérea Argentina foram se acelerando. Ao que foi noticiado na madrugada de hoje, ecoando a entrevista com Mira K. Resnick, subsecretária adjunta do Gabinete de Segurança Regional do Departamento de Estado, à qual afirmou que as aeronaves não possuem componentes originais britânicos , esta as informações mais recentes foram adicionadas.

Há instantes, em notícia publicada pelo La Nación , o portal de notícias acessou a referida documentação apresentada pelo Departamento de Estado ao Congresso para autorizar e aprovar a transferência de até 38 caças F-16 para a República Argentina . O lote de aeronaves de combate, presumivelmente da Real Força Aérea Dinamarquesa, seria composto por 6 unidades do Bloco 10, enquanto as 32 aeronaves restantes pertencem ao Bloco 15. O valor da operação, segundo a mídia, chegaria aos Estados Unidos. $ 338.695.634.

No entanto, esta não é a novidade relatada pela unidade, pois junto com o pedido de autorização e aprovação do Departamento de Estado para os F-16, o documento também teria sido enviado para a realização de operação semelhante por aviões de patrulha e vigilância P-3C /N Orion para a Marinha Argentina. No total, seriam três aeronaves “C” e uma “N” no valor de US$ 108.448.910.

Conforme referido, as negociações destes aviões pertencentes à Real Força Aérea Norueguesa continuaram a avançar, mas aguardavam autorização das autoridades norte-americanas para a transferência de equipamento militar de origem norte-americana.

Embora mais detalhes ainda sejam aguardados, é necessário informar que a publicação oficial desses documentos ainda é aguardada para maior clareza sobre as operações de transferência dos F-16 e P-3C para a Argentina, que devem ter a autorização do do Departamento de Estado e a aprovação final do Congresso dos Estados Unidos.

Fonte: Zona Militar

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top