Duas aeronaves F-5M, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV) – Esquadrão Pampa, executaram uma série de sobrevoos, em locais distintos de Porto Alegre, nos dias 20 e 21/05. Os voos deram início a uma série de ações em homenagem aos 150 anos do nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, a serem promovidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante o ano de 2023.
No primeiro dia da atividade, as passagens das aeronaves ocorreram durante o evento em comemoração ao 90° aniversário do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS). A programação em solo também contou com a participação da FAB, por meio de apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO), da exposição estática do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1° GDAAE), da demonstração dos cães de guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), e da exposição de Estande Institucional com foco no aniversário de Santos Dumont.
O Presidente do ARGS, Hemenegildo Fração Júnior, expressou sua satisfação com a oportunidade. “Aproveito para parabenizar a FAB pelos 150 anos do seu Patrono, Santos Dumont, e agradecer ao Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) por ter nos presenteado com sobrevoos de caças F-5. Estamos muito felizes com a participação da Instituição no nosso aniversário!”, declarou.
No domingo, segundo dia das apresentações, os voos ocorreram em dois locais. Inicialmente, as aeronaves cruzaram os céus sob os olhares atentos e curiosos de aproximadamente 39.000 pessoas, que se preparavam para assistir ao famoso clássico Grenal, na Arena do Grêmio. No mesmo instante, a programação de solo contava com apresentação da Banda de Música no gramado do estádio.
Difusão do conhecimento
O locutor, piloto de caça do Esquadrão Pampa, em sua fala, enalteceu a vida, a obra e os valores de Santos Dumont: “Desde que o mundo é mundo, o homem desejou voar, mas, em 1901, um homem conseguiu o feito de dirigir um balão: o brasileiro Alberto Santos Dumont. A história estava apenas começando”, expressou o militar.
No telão do estádio, vídeos e imagens de Santos Dumont foram exibidos. Na sequência, as aeronaves prosseguiram para algumas passagens na orla do Guaíba, importante ponto turístico da capital, chamando a atenção dos porto-alegrenses que ali, costumeiramente, aproveitavam o final de tarde de domingo, para apreciar o famoso pôr do sol.
Nas palavras do Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, a Força Aérea teve a oportunidade de fazer uma homenagem a Santos Dumont, unindo duas paixões do povo gaúcho: a aviação e o futebol. Já para Juliane Souza, espectadora que desfrutou o evento, o momento foi para conhecer mais sobre o Patrono da Aeronáutica. “Conhecia pouco sobre Santos Dumont e agora vou procurar saber mais sobre suas obras para a aviação”, disse.
Além de homenagear um dos maiores ícones da história da aviação, a ação teve como objetivo disseminar a cultura aeronáutica e difundir conhecimentos sobre a história da aviação e as contribuições de Santos Dumont. Reconhecido mundialmente como “Pai da Aviação”, teve sua vida e obra marcadas por uma incessante busca pela realização de um sonho que parecia impossível: voar.
Fonte: FAB / Fotos:V COMAR