Entre os dias 4 e 6 de agosto, o Aeródromo Serra do Cipó (SNLG) em Jaboticatubas (MG), sediou o 9º Campeonato Brasileiro de Acrobacia (CBA). A edição de 2022 reuniu 32 pilotos de estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
A Berg’s Aviation apoiou a competição cedendo as instalações para apoio dos juízes e da organização do campeonato.
Chegada e treinos
A chegada dos competidores no aeródromo iniciou no sábado (30/07) e os treinos oficiais eram permitidos entre 30 de julho a 3 de agosto.
Clique no link para visualizar foto 360º no último dia de treino:
https://360.aerotv.com.br/2022/08/08/hangar-do-cba-2022/
Regras e programas de voo
A competição possue 5 categorias de acordo com o nível de quantidade de manobras e complexidade:
– Básica
– Sportsman
– Intermediária
– Avançada
– Ilimitada
O CBA é baseado nas regras do IAC (International Aerobatics Commission) para as categorias Básica e Esporte, e segundo as regras da CIVA (Commission Internationale de Voltige Aerienne) para as demais categorias (Intermediária, Avançada e Ilimitada)Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
No início e no final de cada sequência, o piloto deve sinalizar com um balanço das asas aos juízes, indicando que iniciou e terminou a prova.

Cabeceira 07 de SNLG
“As manobras pré-definidas são efetuadas dentro do box acrobático de espaço aéreo composto por 1.000 metros tanto de altura, largura e profundidade. Os limites superior e inferior do box são definidos com base na categoria do competidor e devem ser cumpridos por razões de segurança. Voar fora dos limites gera penalidades”, explicou Lucas Delcaro, Diretor de Operações e Segurança de Voo.
O piloto inicia uma sequência com cem pontos e vai tendo sua nota descontada à medida que vai cometendo erros. O juiz também pode atribuir a nota “Hard Zero” para indicar que a figura inteira foi voada de forma errada, fora do box, abaixo da altura mínima ou na direção errada, ou “Perception Zero” se um elemento obrigatório não tiver sido executado.
A competição, para as categorias sob regras CIVA, constitui-se de 3 voos (ao invés de 4 como consta na seção 6 da CIVA/FAI), sendo o primeiro programa chamado de “Free-Known”, mistura de uma Known com uma Free. Os dois restantes quando sobre regras da CIVA foram as desconhecidas montadas e escolhidas pelos pilotos.
Operação e controle de tráfego
O serviço de tráfego aéreo foi semelhante ao de um AFIS, com o evento prestando informações e coordenando o tráfego local na frequência de coordenação 123.45 MHz (frequência livre). Também foram usadas as frequências 123.30 MHz para aeronave no box e 122.55 MHz.
Briefing e inicio da competição
Cada dia de competição era precedida de um briefing. Na quinta (4) de manhã, foi realizado o briefing inicial para a escolha dos juízes e seus assistentes, compostos na sua maioria por pilotos que avaliam as manobras como:
– Perfeição geométrica da figura;
– Execução;
– Ritmo das rotações;
– Nitidez;
– Sequência de manobras e sentido do vento;
– Posicionamento no box;
– Altura de voo; entre outros.
No briefing de quinta também foi apresentado os troféus da edição 2022 (veja no slide abaixo).
Os juizes foram posicionados em um hangar no setor sul da pista de 1260m x 20m, com o hangar do setor norte usado para área operacional.
Clique no link para visualizar foto 360º da posição dos juizes:
https://360.aerotv.com.br/2022/08/08/cba-2022-visao-dos-juizes
O piloto Marcio Oliveira e seu Sukhoi SU-26MX prefixo PT-ZSZ defendia o título de campeão brasileiro. O piloto Faco Panier, com seu Mudry CAP-10B prefixo PP-ZJC, voou pela primeira vez na categoria Avançada. O piloto Christiano Oliveira, presidente do CBA, subiu para a categoria Ilimitada. Christiano também voou na prova “4 Free Minutes” pilotando o Pitts S-2B prefixo PT-ZOO.
Clique no link para visualizar foto 360º do interior do CAP-10B PP-ZJC:
https://360.aerotv.com.br/2022/08/08/interior-do-cap-10-pp-zjc/
Otávio Kovacs voou com seu Joseph Kovacs K-51 Peregrino prefixo PP-XLI. A Acro (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea) estave presente com 2 aeronaves Bellanca 8KCAB Decathlon prefixos PP-TZJ e PP-KDZ, enquanto a Sierra Bravo Aviation participou com o Extra 200 PT-ZMZ.
Clique no link para visualizar foto 360º do cockpit do Extra 200 PT-ZMZ:
https://360.aerotv.com.br/2022/08/08/cockpit-do-extra-200-pt-zmz/
O piloto Jeferson Skzypek (Polaco), do Rio Grande do Sul, voou com seu “Extrão”, um Extra 300L com pintura de dragão.
Clique no link para visualizar foto 360º do cockpit do “Extrão”:
https://360.aerotv.com.br/2022/08/08/interior-do-extra-300l-pp-jsk/
A Berg Aviation participou com Igor Castro e mais dois pilotos revezando o Decathlon prefixo PS-NAP, além do Pitts S-2B prefixo PP-ZUB pilotado por Balila Anunciação.
Show aéreo e encerramento
Na manhã de sábado (6) foram realizados os últimos voos da competição. Após, as aeronaves foram deslocadas para apreciação do público no setor norte, próximo a cabeceira RWY-07 da pista.
Clique no link abaixo para visualizar mais fotos:
https://aerotv.com.br/search_result.php?query=cba&type=photos&cbsearch=Ir&page=1

Pitts S-2A do piloto Rambo desenhando no céu para o público
Premiação
Foram premiados com troféus os três melhores colocados na somatória de todos os voos de cada categoria. O Campeão Nacional Brasileiro pelo CBA foi o primeiro colocado da Categoria Ilimitada. Também foram premiados com medalhas os três melhores colocados de cada programa de voo.

“Extrão” soltando fumaça na decolagem
Resultados
Categoria Básica (piloto – aeronave)
1º) João Teixeira – CAP 10
2º) Breno Damasceno – Decathlon
3º) Guilherme Gil – Decathlon
4º) Luis Ereno – RV-8A
5º) Arthur Mazzucatto – Decathlon
6º) Carlos Vieira – Decathlon
7º) Lucas Marinelli – Decathlon
8º) Rodrigo Ferreira – RV-6A
9º) Elisio Claudio – Decathlon
10º) Cassio Teles – RV-7A
11º) Rodrigo Farcilli – RV-7A
12º) Igor Castro – Decathlon
13º) Ricardo Neves – RV-6
14º) Murilo – Decathlon
Categoria Sport (piloto – aeronave)
1º) Guilherme Censoni – Pitts S-2B
2º) Leonardo Gutierrez – RV-4
3º) Bola Fly – Decathlon
4º) Jorge Rodrigues – Decathlon
5º) Guto Assis – Pitts S2-S
6º) Paulo Tomasseto – Extra 300
7º) Thiago Beraldo (Extra 200 PT-ZMZ)
Categoria 4 Minutes (piloto – aeronave)
1º) Balila (Pitts S-2B PP-ZUB)
2º) Faco (CAP-10)
3º) Márcio (Sukhoi 26MX PT-ZSZ)
4º) Christiano – Pitts S-2B PT-ZOO)
5º) Rambo – Pitts S-2A
6º) Pedro – Pitts S-1C
7º) Lucas – Extra 300
8º) Jorge – Decathlon
9º) Polaco (Extra 300L PP-JSK)
10º) Leonardo (RV-4 PU-JPB)
Categoria Intermediária (piloto – aeronave)
1º) Felipe Mancacci (Pitts S-1C PP-ZUV)
2º) Pedro Anunciação (Pitts S-1C PP-JBU)
3º) William Rambo (Pitts S-2A PT-ZMM)
4º) Jeferson Skzypek (Extra 300L PP-JSK)
5º) Lucas Yancovitz (Extra 300)
6º) Otávio Kovacs (K-51 Peregrino)
Categoria Avançada (piloto – aeronave)
1º) Balila Anunciação (Pitts S-2B PP-ZUB)
2º) Victor Yancovitz (Extra 300 PR-ZDV)
3º) Faco Pancieri (CAP-10)
Categoria Ilimitada (piloto – aeronave)
1º) Marcio Oliveira (Sukhoi SU-26MX)
2º) Christiano Oliveira (Extra 300 PP-ZYY)
Agradecimentos:
– CBA;
– Pilotos e staff;
– Aeródromo Serra do Cipó.
