Internacional

Jatos da Embraer serão os primeiros com Wi-Fi da Starlink

Os jatos ERJ 135 e ERJ 145, da Embraer, serão os primeiros no mundo a contar com um serviço de Wi-Fi da Starlink, rede de mais de 2 mil mini-satélites de comunicação lançada pela SpaceX, a empresa criada pelo bilionário Elon Musk.

Para isso a companhia aérea norte-americana JSX, que opera voos charters, assinou o primeiro contrato com o serviço de Wi-Fi com a Starlink, anunciou o CEO da empresa, Alex Wilcox, nesta semana.

Os jatos ERJ da JSX possuem uma configuração apenas dois assentos por fileira e são utilizados em rotas ponto a ponto dentro dos Estados Unidos. A empresa disse que o acordo prevê a instalação do equipamento em até 100 aeronaves – atualmente ela conta com 77 jatos da Embraer.

A empresa pretende dar início ao serviço até o final deste ano de forma gratuita. A internet “será como em casa, só que mais rápido”, disse Wilcox ao site CNBC.

O serviço de Wi-Fi em voo da SpaceX ainda não foi homologado pelas autoridades do país, mas a expectativa é que isso ocorra nos próximos meses. Para testar o equipamento, a JSX instalou uma antena em um de seus aviões da Embraer.

Serviço revolucionário

A rede de satélites Starlink é mais um dos projetos mirabolantes de Elon Musk, que tem usado seus foguetes para lançar pequenos artefatos, que pesam entre 227 e 295 kg, em órbita baixa na Terra.

A tecnologia permite acesso à internet em qualquer ponto do globo e com alta velocidade. É justamente esse diferencial que torna o serviço Starlink mais atrativo nos voos já que seus concorrentes, como a Viasat e a Intelsat (que assumiu a Gogo), utilizam satélites em órbitas mais elevadas, com velocidade menor disponível.

“Nossa abordagem em relação à conectividade no ar é muito parecida com a de casa: você entra em seu lar e a internet simplesmente funciona. É simples. É de alta velocidade”, disse Jonathan Hofeller, vice-presidente da Starlink, em uma conferência nos EUA.

Os passageiros dos ERJ da JSX logo saberão do que ele está falando.

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top