Internacional

Ucrânia afirma que maior avião do mundo foi destruído

Um ataque da Rússia destruiu o maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, neste domingo (27), nas redes sociais. O fabricante disse que a restauração pode custar mais de 3 bilhões de dólares.

“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Sonho’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso Mriya”, escreveu Kuleba no Twitter.

“A foto, tirada alguns minutos após o evento, provavelmente de um drone Baykatar TB2, mostra o hangar pegando fogo após ser atingido por um foguete ou míssil.

O ataque aconteceu no aeroporto de Hostomel, perto de Kiev. O Antonov An-225 Mriya, além de ser o maior avião do mundo, permitia que cargas grandes e pesadas, impossíveis de serem embarcadas em outros modelos, fossem transportadas de forma rápida e para qualquer parte do planeta.

A fabricante disse que ainda não conseguiu avaliar os danos na aeronave, e que divulgará novas informações assim que possível.

Manutenção

Desde a manhã do dia 24 de fevereiro, o maior avião cargueiro estava em reparo e manutenção de rotina na empresa Antonov em Hostomel.

Segundo o diretor da Antonov Airlines, um dos motores foi desmontado para reparos e o avião não conseguiu decolar naquele dia, embora os comandos apropriados tenham sido dados pelo governo.

Reparo

A fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom disse que atualmente é impossível avaliar a condição do avião e o valor exato do custo de sua restauração devido à falta de acesso à aeronave. Acredita-se que o valor passe dos US$ 3 bilhões, adicionando que levará no mínimo 5 anos para finalizar os trabalhos e que a Rússia deveria ser responsável pelo pagamento dos reparos.

História

O An-225 Mriya foi fabricado pela empresa aeronáutica ucraniana Antonov ainda na época da União Soviética. A aeronave, que decolou pela primeira vez em 1988, foi usada para transportar grandes quantidades de ajuda humanitária em todo o mundo, especialmente em curto prazo. Também foi usado para transferir naves soviéticas.

O programa inicialmente havia planejado a construção de duas aeronaves. Apenas um foi concluído antes da queda da União Soviética. A fuselagem incompleta do segundo gigante está descansando em outro hangar no Aeroporto Antonov. Sua condição atual é desconhecida.

O Antonov An-225 Mriya detinha vários recordes que incluíam ser a aeronave mais pesada já construída, a maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional e a maior carga em serviço operacional.

O An-225 atraiu um alto grau de interesse do público, tanto que conseguiu alcançar um seguimento global devido ao seu tamanho e sua singularidade.

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top