Internacional

Integridade do maior avião do mundo preocupa após invasão russa

Autoridades ucranianas disseram na tarde desta quinta (24) que recuperaram um importante aeroporto militar na região de Kiev, capital da Ucrânia, enquanto forças especiais do exército da Rússia capturavam outros pontos do país, incluindo a usina nuclear de Chernobyl.

Segundo o site americano de notícias United Press International, o Aeroporto Antonov, em Hostomel, voltou a estar “totalmente sob controle” das tropas ucranianas, o que o vice-ministro do Interior, Anton Geraschenko, chamou de “a primeira grande vitória” no conflito que teve início na quarta (23).

O aeroporto é conhecido mundialmente por hospedar os maiores aviões cargueiros do mundo, incluindo o Antonov AN-225 Mriya, que possui 84 m de comprimento, 88 m de envergadura e pesa 285 toneladas. Ele é capaz de levar cargas de até 250 toneladas.

Ele foi desenvolvido na época da União Soviética para transporte de foguetes e ônibus espaciais. O voo inaugural do Antonov se deu em dezembro de 1988.

Após a investida russa no aeroporto de Hostomel, seguida da reconquista do local pelos ucranianos, muitos internautas questionaram a integridade da aeronave, que é o único exemplar do tipo no mundo.

De acordo com o perfil do Twitter intitulado Breaking Aviation News & Videos, Dmytro Antonov, que é piloto na linha aérea Antonov Airlines, situada no aeroporto ucraniano, teria reportado on Facebook que o gigantesco An-225 Mriya não havia sofrido danos.

O último voo do An-225 foi no dia 5 de fevereiro deste ano e teve como destino o aeroporto de Hostomel. Algumas supostas fontes na Ucrânia afirmam que o avião teria sido enviado para a Geórgia, país ao sul e que tem grande influência de Moscou.

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top