A Marinha do Brasil, através do Comando de Aviação Naval e da Capitania Fluvial de Minas Gerais, realizou na noite de quarta (9), a cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Aeronaval no hangar do Comando de Aviação do Estado (Comave), no aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, que é natural da capital mineira, prestou homenagem ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues e ao comandante do Comave, coronel PM Marcos Vander Ramos com o Diploma Mérito Aeronaval.
Além dos oficiais da PMMG, também receberam a homenagem o capitão de Mar e Guerra, Washington Luiz Vieira de Barros; capitão dos Portos de Minas Gerais, Lúcio Domingues de Medeiros que é advogado parceiro da Marinha do Brasil. Acompanharam o Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, que também é piloto de aeronaves da Marinha, alguns integrantes do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil, os quais trouxeram o caça de ataque biplace AF-1C Skyhawk, matrícula N-1021 do Esquadrão Falcão. A aeronave ficou exposta à visitação, durante o evento.
O Diploma do Mérito Aeronaval, concedido pelo Comando da Força Aeronaval, tem a finalidade de agraciar autoridades, civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, instituições e empresas que tenham prestado relevantes serviços para a Aviação Naval. Os indicados devem possuir elevado conceito em suas qualidades morais, profissionais, competência e pontualidade no cumprimento do dever,
Diversas personalidades ligadas à aviação e representantes de órgãos que estimulam a atividade aérea e naval, em Minas Gerais, compareceram à solenidade e puderam presenciar manifestações de agradecimento pelo apoio mútuas proferidas tanto pelo comandante-geral da Polícia Militar, quanto pelo comandante da Força Aeronaval. A importância dessa parceria entre a polícia mineira e a Marinha do Brasil é fortalecer os laços de promoção de Segurança Pública.
Presença do caça A-4 Skyhawk
O comandante da Força Aeronaval deslocou da sede do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (Esqd VF-1) em São Pedro da Aldeia (RJ) para a capital mineira a bordo do caça biplace McDonnell Douglas A-4 Skyhawk (designação AF-1C) usando o callsign de rádio Marinha 1021. Na chegada a Pampulha, o A-4 efetuou uma passagem baixa antes do pouso por volta das 9h da manhã.
A aeronave passou por modernização recente na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Na quinta (10), a aeronave tinha o FPL (plano de voo) para as 8h da manhã de retorno a sua sede, no litoral do Rio de Janeiro.
O caça decolou as 8h18 da pista RWY13, fez um circuito pela direita do aeroporto mantendo 3500ft para efetuar uma passagem baixa. Na passagem a aeronave fez a despedida com o balançar de asas e na ascensão para 6000ft efetuou a manobra de tonneau. Após o APP-BH autorizou o N-1021 subir para seu nível de voo FL250 para Aldeia.
Fonia do N-1021:
Nota da Marinha
O 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), baseado em São Pedro da Aldeia-RJ, realizou um deslocamento para a cidade de Belo Horizonte no dia 9 de fevereiro, pernoitando no Aeroporto da Pampulha, no hangar do Comando de Aviação do Estado da Polícia Militar de Minas Gerais (ComAvE), naquele aeroporto. No dia 10 de fevereiro, a aeronave regressou para São Pedro da Aldeia após realizar o treinamento de voo por instrumentos previsto no programa anual para os pilotos daquela Unidade Aérea.
Operando a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, os pilotos da Aviação Naval realizam adestramentos nos aeroportos do Brasil e nas Bases da Força Aérea Brasileira. Os aviões AF-1 operaram, recentemente, em Belém, Natal, Brasília e no mês de janeiro, em Florianópolis. O deslocamento de fevereiro foi a primeira vez para o Estado de Minas Gerais.
O período em que o avião ficou estacionado no Hangar da Polícia Militar de Minas Gerais, possibilitou o intercambio de informações e oportunidades de treinamentos entre o Comando da Força Aeronaval e o Comando de Aviação do Estado.
O Avião Douglas A-4 Skyhawk, denominado na Marinha como AF-1, tem importante papel para a segurança do País, atuando em áreas oceânicas, nos 5,7 milhões de km2 da Amazônia Azul, com a missão de interceptar alvos aéreos, localizar, acompanhar e, se necessário, atacar eventuais alvos de superfície, além das missões de reconhecimento, da defesa de área marítima restrita e das plataformas de exploração e explotação de petróleo.
Com informações da PMMG e Marinha
