Internacional

Video: C-17 da USAF decola do Afeganistão com mais de 800 pessoas

Atualizado 20/8 as 21:21h – Mais de 800 pessoas conseguiram escapar de Cabul, no Afeganistão, a bordo de um avião militar norte-americano US Globemaster C-17. Nas imagens, a maior parte dos refugiados estão sentados, mas alguns estão de pé.

A aeronave tinha 823 pessoas, informou o Pentágono na sexta (20).

O cargueiro dos Estados Unidos decolou na segunda (16) do Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul. Segundo informou o Comando de Mobilidade Aérea dos Estados Unidos em uma rede social, a estimativa inicial levou em conta os afegãos sentados no piso da aeronave, mas omitiu as 183 crianças que lá estavam no colo de familiares. Trata-se do recorde de passageiros transportados na aeronave.

Todos os passageiros foram enviados para o Catar.

De acordo com as especificações da fabricante da aeronave, o veículo foi desenvolvido para a Força Aérea norte-americana e pode carregar até 134 soldados sentados. Logo, a ocupação foi cerca de cinco vezes maior do que a recomendada.

Segundo o Defense One, o avião não planejava levar tantos passageiros, mas pessoas em pânico entraram na rampa meio-aberta da aeronave.

Milhares de civis tentam deixar Cabul após a tomada do poder pelo Taleban, e alguns recorreram a medidas de desespero ao se agarrarem na parte externa de um avião militar que partia de Cabul com funcionários da embaixada dos EUA, mas acabaram caindo após a decolagem. Ao menos sete pessoas morreram.

Após o episódio, os voos comerciais foram cancelados e retomados horas depois, mas o grupo extremista bloqueou as estradas que dão acesso ao aeroporto. Hoje, o o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse que as operações no aeroporto foram retomadas e informou que os EUA enviaram mais militares para auxiliar no transporte das pessoas.

Segundo Kirby, os Estados Unidos enviaram cerca de 1 mil soldados para o Afeganistão, totalizando, agora, 3,5 mil militares no país, que deverão auxiliar no transporte de centenas de pessoas em voos para dentro e para fora do país.

“Apenas na aeronave militar, acreditamos conseguir transportar entre cinco e nove mil pessoas por dia”, declarou o porta-voz, ponderando, entretanto, que isso depende de condições externas, como os fatores do clima e da segurança.

Em entrevista coletiva hoje, o porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid adotou tom moderado e disse que o grupo quer paz, negou represálias contra antigos adversários e afirmou que os direitos das mulheres serão protegidos

Lista de aeronaves que operaram no aeroporto

Abaixo a lista de todas as aeronaves militares que foram rastreadas voando de e para o Aeroporto de Cabul no Afeganistão, ou assistindo a evacuação em massa de pessoal das embaixadas dos EUA, Reino Unido e de países da OTAN, juntamente com civis afegãos que ajudaram a OTAN durante 20 anos de operações militares no país contra o Talibã.

A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã cai no Uzbequistão

Um Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã caiu no Uzbequistão no domingo, na região de Surcã Dária, segundo informação do Ministério da Defesa do país.

As primeiras informações diziam que os pilotos voaram para o Uzbequistão a fim de escapar do Talibã, mas não teriam se identificado propriamente, por isso foram abatidos pela artilharia antiaérea.

Segundo informações mais recentes, o A-29 colidiu em voo com um MiG-29 da Força Aérea do Uzbequistão e caiu em seguida.

Os dois tripulantes do A-29 ejetaram, foram socorridos no solo e levados um a hospital.

Fontes: UOL / Poder Aéreo

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top