Internacional

Último Airbus A380 produzido realiza primeiro voo

A Airbus realizou na quarta, 17, o primeiro voo do A380 número de série 272. Trata-se da última unidade produzida do maior avião de passageiros do mundo e que será entregue à Emirates Airline em 2022.

Ainda sem sua pintura completa, o quadrimotor decolou do aeroporto Toulouse Blagnac às 12h54 (horário local) e sobrevoou a fábrica da Airbus para registrar o momento marcante, que ocorreu quase 16 anos após o voo inaugural, em 27 de abril de 2005.

O fato motivou o CEO da Airbus, Guillaume Faury, a comentar em seu perfil no Twitter que o voo foi “mais um dia marcante em Toulouse: o último A380 decolou para seu vôo inaugural. Parabéns, TeamAirbus, por suas contribuições ao longo dos anos – ansioso para apoiar esta aeronave icônica e seus clientes por muitos anos, proporcionando a melhor experiência do passageiro em sua classe”.

Cinco aviões pendentes de entrega

A Airbus obteve apenas 251 encomendas firmes do A380, 246 das quais já entregues. As cinco unidades que estão sendo finalizadas pertencem todas à Emirates Airline, de longe a maior cliente do modelo de dois andares.

A companhia aérea do Oriente Médio possui atualmente 118 aeronaves, mas cuja maioria está estocada à espera da retomada do tráfego aéreo de passageiros de longa distância.

A Emirates já divulgou há pouco tempo que os cinco A380 restantes serão entregues até 2022 e devem permanecer em serviço por muitos anos, a despeito do pessimismo no mercado quanto ao excesso de oferta e os custos elevados de operação.

Curiosamente, no dia anterior em que o A380 ‘MSN 272’ voou pela primeira vez outra unidade, a MSN 006, seguiu para o que se acredita ser o seu fim.

HiFly

O jato matrícula 9H-MIP, que era operado pela Hi Fly até o final do ano, foi trasladado na terça (16) para o Aeroporto de Tarbes, na França, onde a empresa Tarmac Aerosave desmontou os primeiros A380 aposentados.

Fonte: Airway

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top