Internacional

Lufthansa confirma retirada dos Airbus A380 da frota

Na quinta (05/11), durante um anúncio de resultados do 3º trimestre, o Grupo Lufthansa declarou que deve retirar 14 aviões Airbus A380 de forma definitiva da sua frota, nos próximos meses.

Essas aeronaves estão estocadas pelo menos desde o início da pandemia, nos primeiros dias de março, devido a baixa demanda por voos internacionais de longa distância.

A companhia aérea alemã já aposentou seis dos seus aviões superjumbos, mas até então o restante da frota estava só na especulação sobre uma aposentadoria definitiva. Seis aviões estão em Teruel, enquanto outros estão no Aeroporto de Frankfurt, visto que estavam disponíveis para a retomada de voos. No entanto, esses aviões devem ser encaminhados para um cemitério de aeronaves, como em Teruel.

Lufthansa Airbus A380

Desde forma, a Lufthansa seguiu os passos da Air France, que também realizou a aposentadoria imediata de 10 aviões Airbus A380 que operavam na sua frota.

A companhia havia anunciado a redução de pelo menos 100 aeronaves da sua frota para manter o equilíbrio dos custos operacionais. Os aviões retirados são os seguintes: Airbus A340, Airbus A380 e Boeing 747-400.

Além da redução da frota, devido ao excesso de funcionários que ficarão com a retirada dos aviões da frota, a Lufthansa pode realizar mais cortes também de pessoal. Até o momento a companhia alemã já anunciou o corte de 22 mil funcionários.

Para o futuro, a Lufthansa já tem seus 16 novíssimos Airbus A350 além dos Airbus A330-300 que totalizam 15 na frota. Além da frota widebody Airbus, a companhia alemã também possui encomendas para o Boeing 787-9 e para ser cliente de estreia do Boeing 777-9X.

Alguns Airbus A340-300 possuem mais de 20 anos de uso e não devem retornar a voar regularmente pela empresa. Já os de versão -600 tem pouco mais de 11 anos de uso, talvez a Lufthansa possa retomar as operações com esses aviões mais novos para dar uma ampla capacidade internacional.

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top