Aeroportos

Aeroporto de Maringá terá pista ampliada

O aeroporto de Maringá segue com suas obras de modernização dentro do cronograma previsto. Nesse ritmo, a entrega do novo complexo deve ser realizada em dezembro, de acordo com o previsto. São R$ 81,5 milhões investidos no projeto, que vai permitir que o aeroporto acompanhe o desenvolvimento da cidade.

Para Ulisses Maia, prefeito de Maringá, a reforma e ampliação do aeroporto são a obra mais importante da cidade. Além disso, também configuram um dos investimentos mais fundamentais da aviação civil em todo o sul do Brasil.

Ampliação permitirá uso do aeroporto como terminal de carga internacional

Quando tudo estiver pronto, a pista principal terá 280 metros a mais para pousos e decolagens. Atualmente ela tem 2,1 mil metros de extensão que serão aumentados para 2.380 metros. Portanto, será a maior pista de pouso do Paraná.

Com isso, será possível utilizar o aeroporto como terminal de carga internacional. A importância da novidade para o desenvolvimento de Maringá é muito grande.

Embora estejam dentro do cronograma, as obras seguem em ritmo ainda mais acelerado que o previsto inicialmente. Iniciadas em dezembro de 2019, já apresentam um bom avanço, com diversas etapas concluídas.

Além disso, às margens da pista principal, a taxiway vai tornar as manobras das aeronaves mais ágil. Nesse sentido, o novo pátio de aeronaves e outros detalhes que estão no projeto também vão facilitar esse tipo de procedimento.

Por fim, ainda consta do projeto a ampliação do pátio de manobras de veículos, bem como a ampliação e revitalização da via de acesso de emergência, a adequação da pista de voo, a sinalização horizontal e vertical do aeroporto, a reforma da seção contra incêndio (SCI), adequação da faixa da pista de voo, a implantação de uma rede de drenagem e a instalação do balizamento luminoso.

Embora seja uma obra de grandes dimensões, que terá se estendido por aproximadamente um ano, não foi necessário interromper o tráfego aéreo no aeroporto. Mas as escalas de voo precisaram ser alteradas por um breve período.

História

Batizado oficialmente como Aeroporto Silvio Name Júnior, o aeroporto de Maringá começou a funcionar em 2001. Mas o complexo vinha sendo construído desde 1994. Desde então – e com o aumento do número de viagens aéreas em todo o Brasil -, tornou-se um dos terminais de passageiros mais importantes do interior do Paraná.

A partir de janeiro de 2008, recebeu uma torre de controle e, de lá para cá, foi recebendo algumas obras de adaptação. Nenhuma delas com a amplitude da reforma e ampliação que estão em curso neste momento.

A ordem de serviço para esta obra foi assinada por Ulisses Maia no começo de 2019. Em primeiro lugar, as mudanças têm como objetivo tornar as operações de pouso e decolagem no aeroporto mais segura para as aeronaves.

Depois, outro objetivo é que o uso dos espaços seja mais confortável para os passageiros, permitir a volta dos voos internacionais de cargas e melhorar as condições para concorrência entre as companhias aéreas.

Fonte: Ulisses Maia / Turismo Regional

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top