Comercial

Avião estoura pneu no pouso e fecha Aeroporto de Várzea Grande

O Cessna C208 Caravan matrícula PP-OSP da Asta Linhas Aéreas, teve um dos pneus estourados e parou atravessado na pista do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. O acidente foi perto das 9h de quinta (10).

Onze pessoas estavam na aeronvae, entre passageiros e tripulantes, mas ninguém e feriu. O aeroporto ficou fechado por 40 minutos para a remoção do avião.

Enquanto a pista estava fechada, 3 voos atrasaram alguns minutos. O que teve maior demora deveria ter decolado às 9h05 e partiu às 9h53. Todos eram da companhia aérea Azul.

Segundo informações da Centro Oeste Airports (COA), que administra o aeroporto, a aeronave vinha da Fazenda Santa Maria do Porto da Capivara, na cidade de Barão de Melgaço (113 km de distância de Cuiabá).

Cenipa

Segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA), a aeronave decolou do Aeródromo Fazenda Santa Maria do Porto da Capivara, em Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá), com destino ao Aeródromo Marechal Rondon, localizado no município em Várzea Grande, ambas cidades mato-grossenses, com dois tripulantes e nove passageiros a bordo.

Após uma aproximação para pouso normal, a aeronave tocou o solo, mas os pilotos observaram que o equipamento perdeu a reta para a direita, vindo a ultrapassar os limites laterais da pista em 5 metros e parar fora do pavimento asfáltico. Versátil, o Cessna não teve nenhum dano e foi removido da pista rapidamente.

Mais tarde, na inspeção, foi verificado que o pneu direito do trem de pouso principal da aeronave estava vazio, tendo essa sido a causa atribuída do incidente.

Fonte: Gazeta Digital / Voz MT / Cenipa

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top