Militar

Manaus recebe visita de dois C-27J Spartan da Força Aérea do Peru

Atualizado 22/7 as 23h49 – O Aeroporto de Manaus (AM) recebeu no início da noite de segunda (20), procedente de Iquitos, as aeronaves Alenia C-27J Spartan matrículas FAP-328 e FAP-332, da Força Aérea do Peru (FAP). A operação tinha como finalidade o transporte de donativos da UNHCR / ACNUR (UN Refugee Agency / Agência da ONU para Refugiados).

Cada C-27J Spartan estava com uma tripulação de 5 militares, sendo 3 pilotos e 2 operadores de carga.

“O tempo de duração do carregamento durou por volta de três horas”, disse Fabiano Costa, da Royal FBO Service de São José dos Campos (SP), responsável pela logistica da missão. A empresa também foi responsável pela logistica da Força Aérea do Peru durante o exercício militar Cruzex, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que aconteceu no mês de novembro de 2018, em Natal-RN.

As aeronaves deixaram a capital amazonense por volta das 21h local de retorno ao Peru.

C-27J Spartan

O primeiro C-27J Spartan foi recebido pelo Peru em 2013 com a finalidade de substituir os Antonov An-32B em missões de transporte. Essas aeronaves possuem 22 metros de comprimento por 28 de envergadura e motorização Rolls-Royce com 4.460 hp que permite alcançar 580 km/h carregando 6 toneladas por 4.000km de distância.

A FAP possue quatro unidades do Spartan no total, sendo a segunda recebida em junho de 2015 e as 2 últimas unidades recebidas em 2016.

ACNUR

A ACNUR é um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas em 14 de dezembro de 1950, que tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Sua sede é em Genebra, Suíça. Possui mandato para proteger os refugiados e buscar soluções duradouras para os seus problemas. As principais soluções duradouras são repatriação voluntária, integração local e reassentamento em um terceiro país.

Fotos: ACNUR

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top