Cerca de 8 toneladas de materiais que serão utilizados no combate à pandemia do novo Coronavírus foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) no sábado (20). Uma aeronave C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, conduziu a carga de Guarulhos (SP) até Boa Vista (RR), em apoio à Operação COVID-19.
O FAB 2476 transportou seringas, aventais, fraldas geriátricas, filtros bacteriológicos, sondas de aspiração para tubo traqueal, cateteres para infusão, colchões e coletores. Os materiais serão utilizados pelo Hospital de Campanha de Roraima.
A aeronave decolou da Base Aérea de São Paulo às 12h20 e pousou na Base Aérea de Boa Vista às 19h00 (horário de Brasília).
O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Caio Cesar Magalhães Santos, disse que se sente honrado por fazer parte dessa missão de grande importância para o Brasil, que pode ajudar tantas pessoas. “Uma honra saber que a FAB trabalha em prol do povo brasileiro”, declarou.
O Suboficial Mecânico de Aeronaves Hevandro Freire Teixeira Santos, que exerce a função de Loadmaster (Mestre de Cargas), também falou da importância da missão. “Fico feliz que o 1°/1° GT possa contribuir no combate à COVID-19, realizando o transporte desses equipamentos”, ressaltou.
Fonte: FAB