Notícias

Azul e Latam Brasil anunciam acordo de codeshare

Azul Linhas Aéreas e Latam Airlines Brasil  anunciaram na terça (16)  um acordo de codeshare para conectar rotas em suas respectivas malhas domésticas no País. O acordo também inclui os programas de fidelidade TudoAzul e Latam Pass: seus membros poderão acumular pontos no programa de sua escolha.

O acordo de codeshare incluirá inicialmente 50 rotas domésticas não sobrepostas de/para Brasília (BSB), Confins (CNF), Recife (REC), Porto Alegre (POA), Campinas (VCP), Curitiba (CWB) e São Paulo (GRU). Com o bilhete compartilhado, o viajante que embarcar em voos Azul e Latam na mesma viagem utilizará apenas um tíquete para check-in e despacho de bagagem.

Antes da crise da covid-19, a Azul e a Latam Airlines Brasil atendiam um total de 137 destinos no Brasil, com 298 rotas e 1.632 partidas diárias.

Os CEOs de ambas as companhias comemoram a assinatura do acordo. Para o líder da Azul, John Rodgerson, os clientes terão benefícios incomparáveis. “Com a malha aérea altamente conectada da Azul que atende a muitos destinos no Brasil e com os hubs da Latam, nossa complementariedade de frota e de malha oferecerão aos clientes a mais ampla variedade de opções de viagem. Além disso, ambas as companhias aéreas têm uma história e paixão pelo atendimento ao cliente, e estamos ansiosos para mostrar isso juntos.”

Pelo lado da Latam, o CEO Jerome Cadier fala em um sinal de compromisso de longo prazo da aérea com o mercado brasileiro. “Esse acordo de codeshare oferecerá aos clientes o acesso à maior malha de voos na história do País. Entendemos que a crise da covid-19 exige respostas inovadoras para ajudar a impulsionar a economia da região e o anúncio de hoje faz parte de nossa contribuição para esse esforço. Com os valores compartilhados de atendimento ao cliente tanto da Azul quanto da Latam e rotas complementares esperamos oferecer uma experiência líder do setor para clientes no Brasil.”

Ainda não existe uma data de quando o acordo passará a vigorar. Em uma mensagem a seus clientes, a Latam Brasil aponta que “ambas as empresas trabalharão para que a implementação deste acordo aconteça o mais breve possível”, aponta a companhia.

Fusão

Em entrevista para a CNN Brasil na tarde de terça (16/06), Jerome Cadier, presidente da LATAM, declarou não descarta uma fusão com sua concorrente.

De acordo com Jerome Cadier, atual presidente da LATAM Brasil, uma fusão com a Azul é possível de ocorrer no futuro, falando sobre a filial brasileira da LATAM.

“Se me perguntassem em janeiro se teríamos um codeshare com a Azul, eu certamente diria que não. Esse acordo foi feito em função dessa crise”, disse o executivo ao CNN Brasil Business.

Porém, o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, declarou hoje em uma conferência para imprensa que a companhia descarta a fusão com sua concorrente.

De acordo com Rodgerson, o codeshare está em fase de implementação, e deverá estar disponível para os passageiros em agosto deste ano, integrando voos das duas companhias.

“É só uma forma de otimizar nossas malhas e chegarmos a novos destinos”, disse Rodgerson durante teleconferência com jornalistas. A LATAM tem a mesma visão.

Fontes: CNN / Exame

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top