Geral

Sete Táxi Aéreo transporta pacientes com covid-19 do Pará para Palmas

O Aeroporto de Palmas recebeu entre os dias 13 e 14 (quarta e quinta) pelo menos quatro voos trazendo pacientes sintomáticos da Covid-19, vindos de diversas cidades do estado do Pará.

Uma funcionária da empresa que fez o transporte dos pacientes, não informou quais foram os hospitais que receberam os quatro pacientes vindos do Pará. “Por orientação da empresa, não podemos fornecer esta informação. Orientamos que vocês consultem os hospitais com UTI’s da cidade”, disse a funcionária.

Os aviões que fizeram o transporte pertencem à empresa Sete Táxi Aéreo e chegaram ao aeroporto entre às 3h30 da madrugada do dia 14 e às 16h30 do mesmo dia. Já um outro voo chegou no dia 13.

A reportagem tentou contato por telefone com vários hospitais privados da capital em busca de informações sobre os leitos de UTI´s reservados para pacientes de outros estados, mas até o momento nenhum dos hospitais que foram procurados pela nossa reportagem respondeu aos nossos questionamentos.

Sem hospital de campanha e com a capacidade de UTI’s para tratamento da Covid-19 limitada, o Estado ainda não ocupou todos os leitos de UTI disponíveis na capital, mas pode vir a requisitá-los nos próximos dias, dependendo da curva de crescimento dos casos, que já superaram a marca dos 1029 na quinta (14), com 70 pacientes internados.

Questionada sobre o controle desses voos trazendo pacientes contaminados com o vírus e os cuidados adotados no seu transporte, a Infraero respondeu que o hangar não é controlado por ela e sim pelo Governo do Estado.

Já no Palácio Araguaia a informação é de que o governo é apenas locatário do espaço, não tendo responsabilidade sobre sua gerência. Os pacientes foram removidos pelo portão da Infraero.

Demanda na Vale e hospitais da Capital

A reportagem procurou a Vale do Rio Doce para saber se estão esgotadas as UTI’s privadas do Pará e por que a opção pelo Tocantins, mas até o momento não obtiveram retorno. Sem sede no Tocantins a empresa não fez qualquer doação ou contribuição ao combate da doença no Estado.

Hospitais privados da capital também foram demandados a confirmar as internações e a reserva de leitos para pacientes de outros estados.

Sem hospital de campanha e com a capacidade de UTI’s Covid limitada, o Estado ainda não ocupou todos os leitos de UTI disponíveis na capital, mas pode vir a requisitá-los nos próximos dias, dependendo da curva de crescimento dos casos, que já superaram a marca dos 1029 ontem, com 70 internações.

Fonte: T1 Notícias via Agência Tocantins / Portal o Norte

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top