Militar

Operação COVID-19: Aeronaves da FAB realizaram missão de transporte logístico

Três aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão de Transporte Aéreo Logístico durante a quarta (15/04).

Um Embraer 145 (C-99) decolou às 9h (horário de Brasília) da Base Aérea do Galeão (RJ), com destino à Base Aérea de Boa Vista (RR), transportando materiais de saúde que serão utilizados no combate à COVID-19 na Região Norte. O pouso do C-99 no seu destino ocorreu às 15h15.

A aeronave C-99 é pertencente ao Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1°/2° GT), Esquadrão Condor. Segundo o Tenente Márcio Delibaldo Blumer, Comandante da missão, esta aeronave é uma das mais versáteis dentro da aviação, atuando desde a evacuação aeromédica até o transporte de autoridades. “Nessa missão, pudemos levar medicamentos e a esperança de cura para centenas de brasileiros, em meio ao cenário que estamos vivendo. Sinto orgulho de saber que estamos contribuindo para o bem da sociedade”, declarou.

Na mesma manhã, um C-130 Hércules decolou, às 9h, da Base Aérea de Canoas (RS) para a Base Aérea do Galeão, transportando, dentre outros materiais, um molde de fabricação de máscaras faciais tipo Face Shield (que cobrem todo o rosto), doado pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. A carga seguiu, então, em um Embraer EMB-120 Brasília (C-97) para Recife (PE), seu destino final, onde pousou às 17h30.

De acordo com um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Lucas Piccinini, é uma grande satisfação para o efetivo do Esquadrão Gordo realizar mais essa missão para o povo brasileiro. “Não dá pra mensurar a importância que essa carga terá para o combate ao novo Coronavírus”, afirmou.

Operação COVID-19

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal, em apoio ao Ministério da Saúde, que visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à pandemia.

A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, que foi ativado no dia 20 de março para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) no enfrentamento à COVID-19.

Fonte: FAB

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top