Comercial

Fonia: Avião é isolado em MG após copiloto ter sintomas do coronavírus

Um piloto da Azul estaria com suspeita de Coronavírus na tarde de segunda (16) a bordo de um avião da companhia. O voo AD5267, procedente de Belém, era operado pelo Airbus A320neo matrícula PR-YRK.

Durante a chegada na capital mineira, o comandante chamou o controle de tráfego aéreo informando sobre a situação do copiloto (primeiro-oficial). O áudio foi gravado por outra aeronave que estava na mesma frequência de rádio.

O copiloto estaria com tosse, espirros, dores de cabeça e com temperatura corporal de 39º. Segundo o comandante o seu colega teria ido aos Estados Unidos dias atrás.

Apesar da situação, o copiloto recusou atendimento médico a bordo e se sentiu apto para prosseguir para o pouso, que foi feito sem maiores problemas.

A aeronave pousou na cabeceira 16 e seguiu táxi até o Terminal de Cargas. O avião ficou isolado no Aeroporto de Confins.

A Azul voa de Belém para Fort Lauderdale, podendo ser a possível visita que o copiloto fez e que foi citada no áudio.

A aeronave efetuou nesta terça (17) o voo AD4863 de Confins para Campinas.

Notas

A Azul informa que o copiloto do voo AD5267, que partiu de Belém para Belo Horizonte na tarde de hoje, foi encaminhado ao serviço médico, após o pouso, por apresentar sintomas semelhantes ao do novo Coronavírus. O desembarque ocorreu sem intercorrências e os demais Clientes e Tripulantes da companhia estão sendo avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A aeronave será submetida a um procedimento de higienização, que será acompanhada pela Anvisa, e, após a conclusão do trabalho, liberada para demais programações. A Azul ressalta que está colaborando com as organizações de saúde do Brasil e esclarece que o Tripulante da empresa será acompanhado pelas autoridades de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de BH informou que não foi notificado do caso e que, a princípio, uma análise prévia é realizada pela própria equipe do aeroporto, por meio da Anvisa. Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ainda não respondeu.
O Aeroporto de Confins, por meio da concessionária BH Airport, disse que as medidas de segurança estão sendo tomadas pela companhia aérea.

Fonte: EM

To Top