Aeroportos

Ampliação da pista do aeroporto de Foz estará pronta em um ano e meio

O Diário Oficial da União desta segunda (3), publica o “extrato de contrato” entre a Infraero e a empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos, para elaboração dos projetos executivos e execução das obras de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

O valor do contrato é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu entrará com 80% dos recursos (R$ 43,1 milhões), conforme o protocolo de intenções assinado entre a binacional e a Infraero. Itaipu também investiu R$ 15,5 milhões na duplicação da ligação entre o aeroporto e a BR-469 e na ampliação do pátio de manobras de aeronaves.

A ampliação da pista de pouso e decolagem deverá ser concluída num prazo de 515 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, o que deve ocorrer nos próximos dias. A empresa responsável pela execução das obras é a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, de Guarapuava (ela tem unidades também em Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Lúcia, Urupema/SC, Inácio Martins e Ciudad del Este – Paraguai).

Sustentabilidade

De acordo com o protocolo de intenções assinado pela Infraero e Itaipu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser o primeiro sustentável do País. Para atender a requisitos de sustentabilidade, haverá geração de energia por painéis fotovoltaicos, será feita a gestão de resíduos sólidos e a água da chuva será captada e aproveitada internamente. Entre outras ações, o terminal contará também com um eletroposto.

Quando o protocolo foi assinado, em junho do ano passado, a então presidente da Infraero, Martha Seillier, destacou que o aeroporto de Foz do Iguaçu “será piloto para outros aeroportos do Brasil”. A Infraero administra, atualmente, 53 aeroportos.

Na mesma solenidade, o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério de Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, disse que “a parceria entre Itaipu e Infraero vai render, com certeza, benefícios muito grandes para toda a cidade de Foz do Iguaçu”;

E o diretor de Coordenação de Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, lembrou que a experiência da empresa em ações de sustentabilidade será utilizada “para contribuir no projeto sustentável do aeroporto”.

Duplicação

A duplicação dos 800 metros da via que liga o aeroporto à BR-469 deverá ser concluída até meados deste ano. Além do alargamento das pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos. Haverá, ainda, uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.

As obras de ampliação do aeroporto incluem melhorias na área de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de embarque (fingers). Tudo isso vai aumentar a capacidade do aerporto de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.

Mas é a nova pista de pouso e decolagem, que deverá estar pronta em meados de 2021, que dará ao aeroporto um novo status, já que permitirá receber aviões de grande porte, com ligações diretas entre Foz e a Europa e Estados Unidos.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, afirmou que a ampliação da pista do aeroporto de Foz permitirá que a cidade “atraia voos inernacionais e muito mais visitantes. Foz merece estar no topo e estamos contribuindo para que isso aconteça”

Fonte: H2Foz

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