Comercial

Mecânico monta instrumento invertido em aeronave da LATAM

O Airbus A321-211 da LATAM Brasil matrícula PT-XPB, teve fotos circuladas nesta semana nas redes sociais apontando um erro na manutenção da aeronave, quando um display de backup (ISFD), que contém praticamente as mesmas informações do Primary Flight Display (PFD), foi montado invertido.

O PFD contém um horizonte artificial, que mostra ao piloto a inclinação da aeronave na vertical (arfagem), e a inclinação no eixo longitudinal, realizada pelos ailerons. O instrumento de backup, que faz parte da lista do Standby Instruments e é chamado de ISFD (Integrated Standby Flight Display) nas aeronaves A320, ainda informa ao piloto a velocidade e altitude da aeronave.

Mostrar um horizonte artificial invertido pode causar confusão visual ao piloto em um momento de pilotagem em modo IFR, sem visibilidade, com possibilidade dos pilotos perderem a noção espacial e o controle da aeronave.

O problema, identificado perto do dia 25 de dezembro, é facilmente percebido pelos pilotos, devido às letras e números invertidos.

O instrumento de backup está disponível para ser utilizado em um momento de falha nos instrumentos principais, ou incapacidade do sistema de energia manter em funcionamento os displays principais. O ISFD auxilia o piloto com informações vitais da aeronave, como a inclinação dos seus eixos, ajudando na manutenção do controle do avião, a velocidade e altitude.

Em nota a LATAM Brasil disse:

“A Latam Airlines Brasil informa que está investigando o caso.”

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top