Internacional

IBM lança app que calcula emissão de CO2 de uma viagem de avião

Este ano, mais de 225 mil voos foram registrados em um único dia, um recorde de acordo com serviços de rastreamento de voos. Essas aeronaves atravessam os céus e produzem gases de efeito estufa – principalmente dióxido de carbono (CO2) – porque queimam combustível e contribuem para o aquecimento global.

Por exemplo, um voo de classe econômica de São Paulo a Nova York emite aproximadamente 1,3 toneladas de CO2 por passageiro. Para aumentar a conscientização e ajudar os cidadãos a se tornarem viajantes mais responsáveis, a “Fundación Plan21”, uma ONG que trabalha para o desenvolvimento humano sustentável na América Latina, criou o aplicativo Carbonocero (Carbono Zero, em português).

O Carbonocero é a primeira iniciativa voluntária para medir e compensar as emissões de gases de efeito estufa. Por meio de seu programa de voluntariado, um grupo de funcionários da IBM criou o aplicativo Carbonocero. O aplicativo funciona offline e permite que qualquer viajante calcule a pegada de carbono pessoal de suas viagens, que é expressa em quilos ou toneladas de CO2 e reflete os gases de efeito estufa emitidos como resultado de sua viagem.

A primeira versão do aplicativo foi lançada há alguns meses e permitiu calcular a pegada de carbono por voo. A versão lançada em novembro tem outra imagem, usabilidade e, mais importante, a possibilidade de compensar com a Fundación Vida Silvestre ou com o CeroCO2. Quando o aplicativo calcula sua pegada ao selecionar o aeroporto de origem e destino, oferece a opção de compensar e leva o usuário à plataforma CeroCO2 ou à Wildlife Foundation. A partir daí, é possível escolher entre os diferentes projetos para compensar a pegada de carbono com uma doação.

A ação está alinhada à iniciativa da CEO da IBM, Ginni Rometty, e de mais de 75 CEOs e líderes empresariais, que em 2 de dezembro assinaram uma carta renovando seu compromisso de combater as mudanças climáticas e reforçando os Estados Unidos a continuarem a fazer parte do Acordo Climático de Paris.

Disponível em inglês e espanhol para iOS e Android:
http://ibm.biz/Carbonocero-iOS
http://ibm.biz/Carbonocero-Android

Fonte: IBM

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top