Militar

FAB: Esquadrão Joker completa 66 anos de história

O Esquadrão Joker (2/5° GAV), Unidade responsável pelo Curso de Especialização dos Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e de Nações Amigas, completou 66 anos de história na terça (17). A data foi comemorada com a realização de uma solenidade militar na área operacional da Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN).

Na cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, foram homenageados o Graduado e o Praça Padrão, Sargento José Anchieta Silva e Soldado José Otávio da Silva Dantas, respectivamente, eleitos pelo efetivo do Esquadrão, relativos ao ano de 2019. Já o Sargento João Gutemberg de Sousa foi homenageado por ter completado 15 anos de serviço em Esqudrão de Caça.

A Menção Joker Honorário foi entregue ao Tenente Especialista em Aviões Jonatas Barros Xavier, do Grupo Logístico da Ala 10, e ao Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo André Cavalcanti Moura, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal. O título tem como objetivo reconhecer os militares que se destacam no cumprimento de suas atribuições e que, com isso, contribuem para a missão do 2°/5° GAV.

Em seu discurso, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, ressaltou a importância da missão da Unidade, que nasceu em solo potiguar, herdeira da vocação aeronáutica do Campo de Parnamirim, o Trampolim da Vitória na Segunda Guerra Mundial. “Rendemos homenagens ao Esquadrão Joker, que busca na força de suas tradições e na riqueza de seu passado, a inspiração que alimenta o entusiasmo do presente e impulsiona o seu efetivo no cumprimento da nobre missão de forjar o futuro da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira”, destacou o Tenente-Coronel Barbosa.

História

A história do Esquadrão Joker tem origem no 3°/1° Grupo de Aviação de Caça, com as aeronaves F-47, o qual foi transferido da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) para Parnamirim (RN). Sua bolacha também tem origem no 3°/1° GAvCa. Neste emblema, o avestruz representa o instrutor transmitindo ao estagiário, representado pelo pinguim, a ordem, a disciplina, a perseverança e as tradições de um passado escrito com ferro, sangue e fogo nos céus da Itália, pelo 1° Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA).

Fonte: FAB

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radar Aéreo - Radar e fonia ao vivo

Notícias de aviação civil, geral, militar e astronomia

Tags Populares

Copyright © 2017 Radar Aéreo. Desenvolvido por Aleques.

To Top