Internacional

Boeing 737 MAX 8 da Lion Air cai no mar na Indonésia com 188 pessoas

Atualizado as 11h43 – Um Boeing 7378 MAX 8 da companhia indonésia Lion Air, matrícula PK-LQP, voo JT-610 de Jakarta para Pangkal Pinang com 188 pessoas a bordo, caiu no mar de Java poucos minutos depois de decolar do Aeroporto de Jacarta na manhã desta segunda-feira (29, horário local).

Foi confirmado que ele caiu”, disse Yusuf Latif, porta-voz da agência de busca e resgate da Indonésia. Segundo ele, marinheiros de um rebocador viram a aeronave cair.

Os primeiros navios que chegaram ao local do acidente encontraram manchas de óleo localizadas, bem como os restos da aeronave, incluindo telefones celulares e partes de corpos. A profundidade da água no local é de cerca de 30-35 metros.

“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse o chefe da agência de busca e resgate, Muhmmad Syaugi, em entrevista coletiva. “Esperamos, oramos, mas não podemos confirmar.”

“O avião estava com 178 adultos, uma criança, dois bebês, dois pilotos e cinco tripulantes”, disse Sindu Rahayu, diretor-geral da Aviação Civil no Ministério de Transportes. “O comandante solicitou voltar ao aeroporto de Jacarta antes de desaparecer dos radares”, acrescentou.

A Autoridade de Aviação Civil da Indonésia informou que a aeronave tinha solicitado a retornar a Jacarta.

De acordo com dados ADS-B, a aeronave decolou da pista 25L de Jacarta às 06: 21L (23:21Z de 28 de outubro), e não subiu acima dos 5400 pés. O Boeing oscilou entre 5200 e 5400 pés por cerca de seis minutos antes de perder altitude e desaparecer do radar as 06: 33L (23: 33Z), cerca de 35nm a nordeste do Aeroporto Internacional de Jacarta e 12 minutos após a partida.

Segundo a Deutsche Welle O presidente da Lion Air, Edward Sirait, disse que o avião registrou problemas técnicos em seu penúltimo voo, mas que estes foram resolvidos de acordo com os procedimentos recomendados pelo fabricante.

Ele não especificou a pane. O avião estava em operação somente há dois meses. O piloto e copiloto tinham, juntos, mais de 11 mil horas de voo.

Cerca de 160 pessoas trabalham nas buscas. Várias embarcações e helicópteros participam da operação de resgate, que procura ainda as caixas-pretas da aeronave, que serão fundamentais para o esclarecimento das causas da tragédia.

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top