Militar

Base Aérea de Anápolis passa por reforma para receber caça Gripen e KC-390

A Base Aérea de Anápolis, localizada a 55 km de Goiânia, vai passar por adequações e reformas para receber novas aeronaves. Entre elas, estão novos caças Gripen, de origem sueca e mais modernos que os atuais modelos utilizados, o F-5, e o KC-390, que é o maior avião cargueiro produzido no Brasil. Ele é capas de transportar até 26 toneladas.

Nós estamos nos preparando para receber os dois projetos: a ampliação do pátio, construção de hangar, reforma de instalações e vários outros processo aqui que a gente tem que mudar para receber esses novos aviões”, explica o coronel aviador Antônio Marcos Mioni, comandante da unidade.

Uma maquete do caça Gripen foi montada na Base Aérea, também chamada de Ala 2. A expectativa é que as 32 aeronaves cheguem a partir de 2021. A capacidade de combate dele é considerada quatro vezes maior que a do seu antecessor, o caça F-5.

Já os cargueiros KC-390 devem chegar já no ano que vem. Mioni enumerou várias qualidades do modelo, que vai contribuir bastante para a proteção do espaço aéreo brasileiro.

“Teremos condições de fazer buscas no mar, buscas na terra, missão de combate a incêndio, ele tem capacidade de autodefesa, pode fazer reabastecimento em voo, tanto de caças como dela própria. Então teremos uma aumento na nossa capacitação muito grande”, destaca.

A Base Aérea de Anápolis foi criada em 1972. A localização estratégica do município, a proximidade de Brasília e o tráfego aéreo menor foram alguns dos critérios usados para a escolha.

Fonte: G1

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top