
O público de aproximadamente 10 mil pessoas ocupou a orla do Guaíba neste domingo (25) para apreciar a exibição da Esquadrilha da Fumaça. Com a Avenida Edvaldo Pereira Paiva fechada para o trânsito de automóveis, o público se espalhou pela via para se divertir com as acrobacias das sete aeronaves A-29 Super Tucano. O evento fez parte das comemorações pelo aniversário de 246 anos de Porto Alegre, celebrado nesta segunda-feira (26).
A manhã chuvosa e nublada ameaçou a apresentação dos pilotos, mas no meio da tarde o sol apareceu e, às 16h25min, os aviões surgiram no horizonte sobre as águas do Guaíba, arrancando aplausos e gritos de comemoração do público.
Na primeira apresentação do ano da Esquadrilha, os pilotos fizeram uma exibição mais curta. Foram 25 minutos de manobras no ar, ante os tradicionais 40 minutos de espetáculo.
A próxima demonstração da Esquadrilha da Fumaça está prevista para o dia 30 de março, na cidade de São Gabriel (RS).
Estréia
O piloto número 4, da posição Ferrolho, Capitão Juliano Augusto Souza Nunes, fez sua primeira demonstração com a Esquadrilha da Fumaça.

Ao descer da aeronave, o Capitão Nunes foi cumprimentado pela equipe da Fumaça. “Treinei bastante para esse momento e é uma grande satisfação ter estreado em Porto Alegre, local onde está sendo a primeira apresentação da Fumaça em 2018. Pra mim, é uma honra poder representar a Força Aérea neste circuito que possui apresentações tanto no Brasil quanto no exterior”.
Fonte: Zero Hora / FAB
