Internacional

Emirados Árabes acusam Qatar de interceptar voo comercial

Atualizado 16/1 13:32 – Os Emirados Árabes Unidos afirmaram nesta segunda-feira que caças militares do Qatar interceptaram um avião comercial árabe rumo ao Bahrein no espaço aéreo internacional. A acusação foi feita através de nota veiculada pela agência estatal WAM. O Qatar já havia feito duas reclamações à ONU, em dezembro e janeiro, por suposta interceptação de aviões militares árabes, em meio a uma crise diplomática entre Doha e vários países árabes.

A Aviação Civil dos EAU condenou o suposto incidente e disse que “todas as medidas legais para garantir a segurança do tráfego aéreo civil”. As autoridades do órgão receberam “uma mensagem de uma das operadoras nacionais dos EAU na manhã de segunda-feira sobre uma de suas aeronaves em um voo a Manama em rota normal ter sido interceptada por caças qataris”, informou a agência estatal WAM.

Já o xeique Saif Bin Ahmed al-Thani, diretor do gabinete de comunicação do governo qatari, disse em sua conta oficial do Twitter que a acusação é “completamente falsa”.

As companhias árabes Emirates e Ethiad não responderam de imediato aos pedidos de confirmação.

Os EAU são um dos quatro países árabes que, junto a Arábia Saudita, Bahrein e Egito, impuseram sanções comerciais e diplomáticas contra o Qatar em junho de 2017, acusando Doha de apoiar o terrorismo e manter relações próximas com o Irã, grande rival dos sauditas no Oriente Médio. Todos os laços diplomáticos foram rompidos, e a única fronteira terrestre qatari foi fechada.

Para acabar com o conflito, os quatro aliados árabes enviaram uma lista de 13 pedidos ao Qatar, que deveriam ser atendidas até 2 de julho, prazo que foi prorrogado por 48 horas. O país, que nega as acusações de apoio ao terrorismo, respondeu às exigências em uma mensagem enviada ao Kuwait, que atua como mediador na crise. Riad e seus aliados confirmaram que receberam a resposta, mas o conteúdo não foi divulgado.

Qatar nega ter intercetado avião

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo de Doha, Lulwa Al Khater, disse que a acusação sobre a missão de interceção do aparelho das linhas comerciais dos Emiratos Árabes Unidos é “totalmente falsa”.

A declaração do porta-voz da diplomacia do Qatar foi difundida através da rede social Twitter.

Pouco antes, a United Arab Emirates (UAE) acusou a força aérea do Qatar de ter intercetado um dos aparelhos da companhia comercial no “espaço aéreo internacional” e numa altura em que o avião se encontrava prestes a sobrevoar o Baharain.

A acusação foi noticiada pela agência oficial WAM e referia que as autoridades dos Emiratos Árabes Unidos já enviaram queixas formais ao Qatar e às Nações Unidas, sobre o incidente.

A WAM cita fontes das autoridades para a aviação civil que referem que recebeu uma “mensagem de um dos aviões da UAE” que hoje de manhã em rota para Manama foi intercetado por um avião militar do Qatar.

Fonte: O Globo / RTP

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top