Um ano é o tempo que ainda falta para que a Azul Linhas Aéreas complete sua primeira década, mas o nono aniversário da companhia é comemorado com afinco. Da abertura de capital ao prêmio de terceira melhor aérea do mundo pelo Tripadvisor, são diversas conquistas alcançadas pela empresa que se mostrou firme mesmo enfrentando a crise econômica em seus primeiros anos de vida.
“Estou muito feliz com tudo que conquistamos desde a fundação da Azul e agradeço aos nossos mais de onze mil tripulantes pelo trabalho impecável que eles fazem todos os dias. Esse foi um ano de recuperação para nós e, sem um time unido como o nosso, isso não seria possível”, comemora o fundador da empresa, John Rodgerson.
A Azul contratou 300 pilotos, quase 400 comissários e encomendou novas aeronaves para renovar sua frota. Foram comprados cinco Airbus 330-900neo, com previsão de entrega para o último trimestre de 2018, além da inclusão de dez A320neo, que estão aumentando a eficiência das operações da empresa, garantindo o crescimento da capacidade em diversos mercados.
Além de novas rotas domésticas e internacionais, em menos de um ano, quatro novas bases passaram a fazer parte da malha da companhia. O número de clientes transportados bateu recorde, superando os 22 milhões ao longo de 2017 e totalizando quase 120 milhões de pessoas desde a fundação da empresa, em 2008.
“Com a chegada de novas aeronaves, que aumentam nossa eficiência e capacidade, poderemos fortalecer nossas rotas e abrir novos mercados. Nossos clientes podem esperar por boas notícias para o ano em que completaremos uma década de existência”, exalta o executivo.
A entrada da Azul na bolsa, em abril deste ano, permitiu que a aérea capitalizasse recursos para continuar a investir no futuro. Seguindo no mesmo caminho, a operadora Azul Viagens cresceu 20%, enquanto a Azul Cargo bateu recorde de quase 50% de faturamento somente no terceiro trimestre deste ano.
O Tudo Azul, programa de fidelidade da empresa, também deve terminar o ano com resultados mais que satisfatórios, com crescimento de quase 50% e a marca de 8,2 milhões de membros, sendo quase dois milhões de novos cadastrados em 2017.
Fonte: Panrotas