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FAB - Notícias

Ter Out 13, 2020 7:55 pm

Jatos Leonardo M-345 e M-346 para a FAB

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Uma matéria da Folhapress publicada no dia 11 de outubro de 2020 trata do lobby que está sendo feito pelas empresas de Defesa de olho na expansão dos investimentos no setor dos atuais 1,4% (hoje, R$ 109 bilhões) para 2% do PIB (Produto Interno Bruto) em longo prazo.

Com contratos na mira, representantes de empresários e de países interessados em fazer negócios batem à porta da Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa) do ministério, que funciona como um abre-alas para essas tratativas.

Segundo a matéria, representantes da companhia italiana Leonardo International têm participado de reuniões para tentar vender seus produtos ao Exército e à Força Aérea Brasileira.

Um dos principais objetivos das reuniões é convencer o governo a comprar da Leonardo jatos M-345 e M-346.

Os aviões serviriam para treinamento de pilotos e para combate, pois estão num estágio tecnológico intermediário entre os Super Tucanos, usados hoje pelo Brasil, e os Gripen, comprados da sueca Saab.

Fonte: Poder Aéreo
 
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Re: FAB - Notícias

Ter Jan 19, 2021 7:37 pm

Informações sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767-300ER (2020)

Considerando informações divulgadas recentemente por alguns veículos de imprensa sobre possível prejuízo nas ações da Força Aérea Brasileira motivadas pelo cancelamento da compra da aeronave Boeing 767 300ER, o Comando da Aeronáutica esclarece que:

As aeronaves da FAB estão em contínuo apoio à sociedade brasileira com transporte aéreo logístico, à disposição do Ministério da Defesa, e intensificaram as missões relacionadas à crise de saúde encontrada na capital amazonense em função da pandemia de COVID-19.

As informações relacionadas ao cancelamento da licitação relativa ao Boeing 767 300ER foram publicadas no Termo de Revogação, disponível para acesso aqui. Na ocasião, o Comando da Aeronáutica relatou uma série de motivações para a revogação e ressaltou que o processo seria uma solução temporária para uma demanda operacional, não sendo a decisão final para o Projeto CX-2, que trata da aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Considerada uma questão estratégica, as necessidades para a aquisição de uma grande aeronave de carga ainda persistem, com o objetivo de ampliar a capacidade e a autonomia de transporte intercontinental de pessoal e material, de acordo com os interesses da nação brasileira.

A suspensão da licitação, portanto, não significou o cancelamento do projeto e se deu, como explicado na época da revogação, pela impossibilidade da aquisição da aeronave a curto prazo e pelo impacto da pandemia da COVID-19 no mercado aeronáutico, que teve uma mudança considerável em relação ao cenário encontrado quando da publicação do convite para participação no processo licitatório. Nesta perspectiva, vislumbrou-se a oportunidade de aquisição de outras aeronaves mais adequadas às necessidades do que o 767 que era objeto do certame.

Além disso, as projeções econômicas para o ano de 2021 em consequência da pandemia e a necessidade de serem adotadas medidas para reduzir os impactos nos projetos estratégicos em andamento, dada à importância para aumentar as capacidades da Força, também contribuíram para a decisão.

Diante deste novo cenário, e de acordo com a legislação vigente, o Comando da Aeronáutica decidiu por cancelar o certame licitatório, sempre observando os princípios da legalidade, conveniência e oportunidade. Deve ser ressaltado, ainda, que este cancelamento foi resultado de uma análise técnica do Comando da Aeronáutica, não envolvendo outras esferas do governo federal.

Outrossim, ressalta-se que a FAB está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em atendimento às necessidades de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Fonte: FAB
 
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Re: FAB - Notícias

Qua Jul 27, 2022 5:57 pm

Leilão oferece aeronaves da FAB

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Um leilão que está disponível online oferece diversas aeronaves e peças aeronáuticas da Força Aérea Brasileira (FAB) que não tem mais uso operacional.

O material leiloado pelo site João Emilio Leiloeiro é considerado sucata, mas alguns aviões possuem a fuselagem quase completa.

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Nos lotes existem um total de treze aeronaves A-1 AMX, dois C-130 Hercules, dois P-3 Orion, um AT-26 Xavante, um C-97 Brasília e um T-25 Universal, além de pecas e componentes ainda em uso. Os valores de lance inicial vão de R$ 600,00 a R$ 30.000.

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As visitas de Inspeção dos Lotes por parte dos interessados devem ocorrer nos dias 18 e 19 de julho, das 8:30h às 12h e das 13h às 15:30h, no CELOG/ PAMASP, PAMA GL, BASC, BASV e BAMN.

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De acordo com as regras do leilão, parte dos lotes obrigatoriamente deverá ser destruída pelo comprador. É o caso dos dois C-130 e dois P-3 Orion, que conforme regra da venda terá que ser completamente sucateado e só pode ser comecializado por pessoas jurídicas. Além disso, ainda é necessário obter o Third Party Transfer/End User, do governo dos Estados Unidos. A exigência é parte do acordo de compra e venda de meios militares produzidos por empresas norte-americanas, que visa evitar o contrabando e a venda ilegal de armamentos.

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As aeronaves P-3 e C-130 estão armazenadas como sucata, sem condições de restauração, no Parque de Material Aeronáutico (PAMA) de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Já as aeronaves AMX, AT-26 Xavante, C-97 Brasília e T-25 Universal, o comprador deverá preencher a declaração de destinação final. Nestes casos as aeronaves estão condenados e sem capacidade de restauro.
A-1.

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Sobre as peças, muitas devem passar por uma inspeção prévia e revisão antes de serem utilizadas em outras aeronaves, especialmente as que podem ser utilizadas nas aeronaves Bandeirante e Brasília.

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Outros itens são condenados e não tem mais condições de serem utilizados e podem virar material reciclável ou para alguma outra finalidade.
 
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Re: FAB - Notícias

Qui Jan 30, 2025 4:46 pm

FAB lamenta falecimento do último veterano do 1° GAVCA combatente na 2ª guerra

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Nesta quarta-feira (15/01), a Força Aérea Brasileira (FAB) despede-se de um de seus heróis: o Major João Rodrigues Filho, falecido no Rio de Janeiro (RJ), com 101 anos.

Mecânico do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA), o Major João e outros 120 especialistas foram fundamentais para a campanha de sucesso do Brasil ao lado dos aliados na Segunda Guerra Mundial, deixando um legado inesquecível para a Instituição que serviu com tanto orgulho.

Herói de Guerra

Ao regressar ao Brasil, João Rodrigues Filho foi servir na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), como Mecânico do avião P-47 Thunderbolt, até o ano de 1950. Fez curso para a Escola Preparatória de Oficial Especialista em Mecânica. Continuou na FAB nessa função até 1964, quando foi reformado no Posto de Major.

Seus pais, moravam na roça, tiveram cinco filhos, sendo todos homens. Se opunham que João fosse para a guerra, no entanto ele contrariou a vontade dos pais e se alistou, pois sentia-se chamado para defender sua pátria. Cumpriu essa missão e voltou com muito mais experiência da vida e maiores conhecimentos técnicos adquiridos durante todo o período de guerra.

Compromisso constante e dedicação exemplar à FAB

Mesmo após deixar o serviço ativo, o Major João continuou presente nos eventos e cerimônias realizadas pela Força Aérea. No dia 22 de abril de 2024, na cerimônia do P-47, realizada durante a Reunião da Aviação de Caça (RAC), que aconteceu na BASC, o herói de guerra esteve entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, demonstrando toda a sua devoção à Força Aérea.

Honras Fúnebres

O velório será realizado no dia 16/01, das 9h às 13h, na Capela 03 do Crematório e Cemitério Vertical da Penitência, localizado no bairro Caju, no Rio de Janeiro (RJ). O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências à família e amigos.

Fonte: FAB / Fotos: Arquivo
 
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Re: FAB - Notícias

Qui Mar 06, 2025 4:29 pm

Memorial Aeroespacial Brasileiro comemora 21 anos de história

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No dia 19/02, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP), celebrou 21 anos de existência, consolidando-se como um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Fundado em 2004, o MAB está localizado no complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o maior centro de pesquisa e desenvolvimento da Força Aérea Brasileira (FAB).

O memorial conta a história do DCTA, uma das instituições mais importantes no desenvolvimento da aeronáutica brasileira. Sob o comando da FAB, o Departamento desempenha um papel fundamental na formação de tecnologias de ponta para o setor aeroespacial.

Com uma ampla variedade de aeronaves expostas, o MAB atrai anualmente muitos visitantes, incluindo turistas nacionais e internacionais. Entre os destaques do acervo estão aeronaves icônicas da aviação brasileira, como o Bandeirante e o Tucano, além de simuladores e peças de satélites.

"Na minha opinião, a peça mais importante do nosso acervo é o segundo protótipo do avião Bandeirante, que deu origem à Embraer. Essa aeronave permite ao público conhecer um marco significativo da história da aviação brasileira e o início da Embraer", afirmou o guia de visitas monitoradas, Armando Luiz Romeiro Vargas.

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e se tornou um dos locais mais visitados de São José dos Campos. Com a celebração de seus 21 anos, o memorial reforça seu compromisso com a educação, a preservação da história da aviação e o fomento ao interesse pela ciência e tecnologia.

Bandeira Nacional do 1° carro a álcool do país faz parte do acervo do MAB

Durante as comemorações, a equipe administrativa do MAB foi presenteada com a doação da Bandeira Nacional que acompanhou a histórica Caravana de Integração Nacional em 1976. A jornada percorreu 8.500 quilômetros em estradas precárias, sob chuvas intensas e lama, sendo realizada por três carros movidos a álcool hidratado: um Dodge Polara, um Jipe Gurgel e um Fusca.

Na ocasião, profissionais de turismo da Prefeitura de São José dos Campos prestigiaram o lançamento do novo vídeo institucional do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e participaram de uma visita guiada especial, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao público.

A Bandeira Nacional foi entregue pelo Coronel Sérgio Vale, integrante da equipe de engenheiros, técnicos e administrativos do Departamento de Motores (PMO). "Esse carro percorreu literalmente 8.500 km pelo Brasil. Subiu pela fronteira oeste até Porto Velho, passou por Manaus, com cerca de 10 pessoas a bordo – três carros altos e dois de apoio. Foi de navio pela Amazônia, atravessando o Amazonas até Belém, e de lá desceu até Brasília e Belo Horizonte. A memória é algo que nos enaltece, que faz o coração vibrar", destacou o Coronel Vale.

Fonte: FAB / Fotos: Sargento Neves / DCTA

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