Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeronaves - Venda

Qui Mai 07, 2020 6:58 pm

Antonov An-2 está à venda no Brasil por R$ 500 mil

Imagem

Ave rara nos céus brasileiros, um clássico biplano Antonov An-2 está à venda no país. A aeronave com matrícula PT-FZF é oferecido em leilão e o lance mínimo é de R$ 500 mil. As propostas podem ser enviadas até sexta-feira, 8 de maio.

Segundo os registros da ANAC, o avião é autorizado a operar somente voos privados e está com os certificados de aeronavegabilidade e inspeção de manutenção em dia. O modelo é um An-2P produzido em 1987 pela PZL-Mielec, na Polônia. A aeronave está estacionada no aeroporto de Araçatuba (SP).

Imagem

Famoso pela resistência e alta versatilidade, o biplano com 33 anos à venda no Brasil pode ser considerado “novo”. O aparelho vem de uma das últimas safras da PZL-Mielec, que produziu cerca de 13.000 unidades do An-2 entre 1960 e 1991. O “Annushka”, como foi apelidado pelos soviéticos, também foi montada na Rússia, Ucrânia e China (como Shijiazhuang Y-5).

O banco de dados da ANAC tem nove biplanos An-2 registrados no Brasil, mas apenas três deles (incluindo o PT-FZF) estão liberados para voar. Os demais estão com os certificados operacionais cancelados ou suspensos pela agência.

Relíquia da União Soviética

Primeiro avião de sucesso projetado pelo ucraniano Oleg Antonov, o biplano multifunção An-2 nasceu para atuar na reconstrução da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. O voo inaugural do avião foi realizado em 31 de agosto de 1947 e ele não parou mais.

Imagem

Com funções civis e militares, o An-2 foi projetado para operar em condições precárias pelo vasto território da antiga URSS. É avião simples e com desempenho modesto, mas com incríveis capacidades em pistas curtas (ou espaços improvisados como pistas). O monomotor pode pousar e decolar com peso máximo (5.500 kg) em pistas com menos de 500 metros de comprimento.

A performance especial do An-2 em pistas curtas é resultado da grande sustentação gerada pelas duas asas. A velocidade de estol (quando a aeronave perde a sustentação) do biplano é de baixíssimos 50 km/h. Mesmo com carga máxima, o antigo Antonov decola quando alcança a faixa dos 80 km/h.

O An-2 continua disponível em muitos países voando em forças militares no mundo todo e na aviação geral. O avião pioneiro da Antonov também segue como um importante avião agrícola em serviço com dezenas de empresas do setor na Rússia.

Um dos projetos mais longevos da aviação, o An-2 acompanhou as evoluções tecnológicas nos últimos 70 anos. Algumas versões foram equipadas com motores turboélice e uma proposta mais recente testou o uso de winglets no biplano.

Com milhares de exemplares em serviço no mundo todo, os An-2 ainda vão continuar voando por muitos anos, quem sabe até depois do centenário do primeiro voo do biplano criado pela Antonov. Pelas fotos no anúncio, o modelo à venda no leilão está boas condições.

Fonte: Airway

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes