Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Polícia faz perícia em peças de avião apreendidas em "sucatão" em Campo Grande

Seg Jan 08, 2018 12:37 pm

Imagem

A Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco) pericia peças de aeronave apreendidas no dia 18 do mês passado, durante a Operação Vastum, desdobramento da Operação Ícaro, que apura irregularidades na manutenção de aeronaves em Mato Grosso do Sul. A suspeita é de que componentes condenados para uso eram reaproveitados por mecânicos, colocando em risco a segurança de voos.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, durante a operação foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em residências e empresas ligadas à aviação civil, inclusive em oficinas de agências de táxi aéreo homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "O foco foi apuração de denúncias de reaproveitamento de peças inadequadas em aeronaves usadas atualmente, algumas com histórico de acidentes com morte", revelou a delegada neste domingo.

Também havia indícios de táxi aéreo cladestino por pilotos e empresários, sem homologação da Anac, bem como adulteração de prefixos de aeronaves e falsidade ideológica em planos de voos. Uma área conhecida como "sucatão", localizada em oficina autorizada da Capital, foi interditada, pois existia a possibilidade de que estivesse fornecendo peças comprometidas. O material foi apreendido e encaminhado para análise pericial.

Ainda durante a operação, quatro investigados acabaram autuados em flagrante por posse ilegal de armas ou munições. Foram recolhidas cinco aeronaves com indícios de manutenções irregulares que atentam contra a segurança de voo.

Operação Ícaro

A Operação Ícaro foi deflagrada no fim de outubro de 2015, quando foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em quatro residências, uma oficina aeronáutica não homologada no bairro Dom Pedrito e uma oficina aeronáutica instalada no Aeroporto Santa Maria.

Na oficina do bairro Dom Pedrito foram apreendidas várias peças para uso aeronáutico, já na oficina do aeroporto, uma aeronave modelo Cessna 180 foi apreendida para averiguação de hélice com suspeita de ser produto de furto.

Com o andamento das investigações, equipe da Deco apurou que uma aeronave apreendida em junho de 2015 sofreu acidente em aeroporto da Capital, porém, o operador não comunicou o fato a ANAC, providência obrigatória por lei.

Fonte: Correio do Estado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante