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Falta de investimento emperra desenvolvimento do aeroporto de Conselheiro Lafaiete-MG e ameaça nova interdição

Ter Set 19, 2017 12:23 pm

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Única pista de pouso da região do Alto Paraopeba, o Aeroporto Bandeirinhas, em Conselheiro Lafaiete teve papel fundamental na ação de combate ao incêndio na Serra do Ouro Branco e no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto. O local serviu como base para as aeronaves que utilizaram o aeroporto para reabastecimento com água com o apoio de caminhões pipas.

Mas a falta de investimento coloca em risco o funcionamento do aeroporto que pertence ao município e também abriga uma oficina de manutenção deaviões (CHB Aviação) e um hangar pertencente ao Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O administrador do aeroporto, Francisco Rezende de Paula teme uma nova interdição do local, já que devido ao grande número de pousos e decolagens a pista se encontra com buracos, o asfalto está se soltando em vários pontos e em outros já é possível ver a terra, além de diversas ondulações.

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A pista de pouso que possui 960 metros de comprimento por 30 metros de largura foi asfaltada durante a gestão do prefeito Vicente Faria, entre 2001 e 2004, passou apenas por pequenos reparos, mas nunca foi recapeada. O pátio para estacionamento de aeronaves, devido ao trânsito de caminhões pipa na pista durante o reabastecimento das aeronaves de combate a incêndio, passou de estado ruim para precário e também precisa ser recapeada.

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Francisco Rezende, explica que tal problema causado pela falta de manutenção é preocupante, podendo levar a suspensão das operações no aeroporto por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como ocorreu em novembro de 2012. Á época, a liberação do aeroporto ocorreu somente em agosto de 2013, após a prefeitura comunicar à Anac o cumprimento parcial das exigências solicitadas pelo órgão como reparo na pista de pouso e do pátio, desobstrução das áreas de escape nas cabeceiras da pista, correção parcial das cercas de proteção da área e confecção de placas de advertência e sinalizadoras.

O administrado calcula que aproximadamente R$ 500 mil reais daria para fazer as obras necessárias para colocar o Aeroporto Bandeirinhas em condições de operar em melhores condições. “Informações de pessoas com conhecimento em asfalto, se houver uma intervenção rápida a obra será de custo baixo e de fácil recuperação. Mas se degradar mais, ficará difícil e o reparo ficará muito caro” disse Francisco Rezende.

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Em 2014, o Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento Estadual de Obras Públicas (DEOP/MG), contratou Estudo de Viabilidade Técnica, Operacional e Financeira e o Projeto Executivo para as melhorias a serem realizadas no aeroporto. Porém, até hoje nenhuma obra foi feita e o aeroporto continua sendo ignorado pelo Estado. Ao contrário de Conselheiro Lafaiete, vários municípios de Minas Gerais receberam investimentos do Governo do Estado nos aeroportos e até mesmo vôos regionais.

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