Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília firma acordo com Controle de Tráfego Aéreo do Ministério da Defesa

Sex Ago 18, 2017 12:08 pm

Imagem

A partir desta semana, a Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília (APUB) conta com um novo espaço de tráfego aéreo. No último sábado (12), durante evento em comemoração aos 30 anos APUB, realizado em Pirenópolis (GO), foi assinado um acordo operacional entre a associação e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), com a finalidade de instituir um novo espaço aéreo para que possam ser realizados treinamentos dos pilotos associados.

Com esse acordo, será possível ter um ambiente adequado de treinamento, sem interferir no tráfego aéreo de Brasília, que possui o terceiro aeroporto mais movimentado do país. O novo espaço aéreo visa garantir um ambiente mais protegido para as manobras de treinamento dos pilotos, na sua busca constante pela excelência operacional.

O presidente da APUB, Flávio Macedo, reforça a importância desse acordo. “Ele [o acordo] vem para nos dar suporte em necessidades de educação continuada e aprimoramento de segurança aeronáutica, marca pela qual nossa Associação é nacionalmente reconhecida”. Macedo reconhece o valor dado à Associação por parte das autoridades competentes. Segundo ele, “são pessoas que de fato entendem do tema, e isso é motivo de grande orgulho”.

Ainda segundo o presidente da entidade, o acordo é especialmente importante neste momento delicado “em que a APUB vem sendo vítima de pessoas que temem o que desconhecem”. Ele explica que o evento de aniversário da associação teve de ser realizado em Pirenópolis porque o aeródromo em Brasília foi interditado judicialmente, em caráter liminar, a pedido do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), “sob alegações totalmente infundadas, baseadas no desconhecimento tema”.

Em maio de 2016, a pista de voo da APUB foi interditada. De acordo com o Ministério Público, a permanência da Associação no Parque Burle Marx impedia a realização de obras necessárias no local. Entretanto, havia um acordo entre a APUB e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), gestor do parque, para desocupação em três anos ou antes, caso as obras sejam efetivamente contratadas pelo GDF.

Até o momento, nenhuma obra foi sequer licitada e o restante do parque encontra-se entregue a invasores que acumulam lixo, destroem o meio ambiente e comprometem a segurança na área, sem que sejam sequer incomodados pela mesma promotoria. A Associação continua sem um local físico para dar continuidade ao trabalho realizado junto a seus associados.

Sobre a APUB

Criada em 1987, a Associação completa 30 anos de amor ao aerodesporto, inspirando e cultivando o sonho de voar, estimulando a inovação tecnológica e a difusão de uma cultura aeronáutica que tem na segurança seu valor fundamental. Em 2015, ultrapassou a marca dos 1000 pilotos formados, alguns dos quais servem em voos agrícolas, executivos e comerciais no Brasil e no exterior. Muitas foram as aventuras e viagens “em bando”, inclusive internacionais.

“O país de Santos Dumont deveria olhar a aviação com orgulho e não com desconfiança. Ampliar o acesso e o nível de informação da sociedade a respeito do aerodesporto é uma parte importante da nossa missão”, explica Edimar Filho, diretor social da Associação.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes