Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Acidente com o Citation 560XL PR-AFA

Seg Ago 07, 2017 11:42 am

Juíza aumenta tempo de investigação do acidente que matou Eduardo Campos

Imagem

A juíza Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, município no litoral de São Paulo, interrompeu o prazo de prescrição para ações judiciais sobre o acidente de avião que matou o então candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), em agosto de 2014. Os processos prescreveriam no dia 13 de agosto deste ano.

O pedido foi feito pela mãe de Eduardo Campos, Ana Lucia Arraes de Alencar, e pelo irmão Antônio Campos.

A família contesta relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que apontou falha humana e condições metereológicas adversas como possíveis causas da queda.

Os familiares argumentam, segundo a decisão, que o Relatório de Investigação do Controle do Espaço Aéreo (RICEA) "teria demonstrado certos equívocos naquela conclusão pericial", e que pediram à Aeronáutica o acesso ao RICEA, o que teria sido negado.

A juíza argumenta que a mãe e o irmão de Campos "sustentam terem o direito de saber a verdade, por meio de provas que esclarecerão as reais causas do sobredito acidente aéreo, inclusive para promoverem as ações cíveis cabíveis".

Com a decisão, as ações contra a União e a fabricante da aeronave, a Cessna Aircraft Corporation, ganham mais prazo para serem julgadas.

A juíza da 4ª Vara Federal de Santos também solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) que sejam produzidas provas antecipadas a respeito do caso.

Eduardo Campos, que deixou o cargo de governador de Pernambuco para concorrer à presidência em 2014, ia para Santos participar de uma atividade de campanha a bordo do jatinho particular Cessna Citation 560 XL, prefixo PR-AFA. A aeronave caiu antes do pouso. Mais seis pessoas morreram no desastre.

Imagem
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Acidente com o Citation 560XL PR-AFA

Sáb Ago 12, 2017 11:35 am

Três anos após morte de Eduardo Campos, investigação não foi concluída

A morte do então candidato à Presidência Eduardo Campos completará três anos no domingo, mas até hoje a investigação não foi concluída.

+ Ex-governador de Pernambuco, o político do PSB morreu, aos 49 anos, em um acidente aéreo em Santos, no litoral paulista, junto com outras seis pessoas.

+ A BandNews FM exibe hoje uma reportagem especial detalhando o andamento da investigação.

+ A Polícia Federal é responsável pela apuração, que segue sob sigilo, mas ainda não finalizou o caso.

+ Para evitar que a ação prescreva, o que poderia inviabilizar eventuais punições e indenizações, a Justiça Federal de Santos ampliou o prazo para conclusão.

+ A decisão foi tomada pela juíza Alessandra Aguiar após a família de Eduardo Campos questionar o único laudo finalizado, o do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

+ O Cenipa acredita que vários fatores contribuíram para o acidente, incluindo falha mecânica e erros do piloto.

+ Em entrevista à BandNews FM, o especialista em aviação e ex-piloto Ivan Santana afirmou que concorda com o laudo: “Foi falha do piloto mesmo. É normal que as famílias contestem. As pessoas, geralmente, não gostam de culpar mortos”.

+ Já o ex-comandante e também especialista no setor Carlos Camacho discorda: “Eles (pilotos) foram surpreendidos por um problema de projeto, que remeteu o avião a uma situação de mergulho fatal”.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Acidente com o Citation 560XL PR-AFA

Dom Jul 15, 2018 11:22 am

Imagem

Partido é condenado a indenizar moradora por acidente com avião que caiu com candidato a presidência

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e empresários a pagarem indenização a uma moradora que teve o imóvel atingido pelo avião que caiu e matou o então candidato à Presidência da República Eduardo Campos, em 2014. Os condenados deverão pagar R$ 10 mil como compensação por danos morais.

A decisão da 8ª Câmara de Direito Privado do TJ, divulgada ontem (13), foi unânime. A moradora estava em casa quando o acidente ocorreu e teriam caídos destroços na garagem dela. O relator do caso, desembargador Pedro de Alcântara Leme, avaliou que o PSB e os empresários deveriam responder porque tinham a posse direta da aeronave. Ele considerou que o susto da moradora justifica o dano moral, além do fato da senhora, com 76 anos na época, ter tido de se ausentar de casa por alguns dias, medida relevante em razão da idade dela.

Em junho de 2016, outro morador já havia sido indenizado em razão de prejuízos causados pelo acidente. A 4ª Vara Cível da Comarca de Santos determinou que o PSB pagasse R$ 7,5 mil por danos materiais.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que a condenação é injusta, "uma vez que a responsabilidade não é do PSB e sim dos proprietários do avião", com os quais a legenda não celebrou contrato. Mas disse que o partido não discutiria uma decisão judicial. "Todos, sem exceção, estão obrigados a cumprir as decisões da Justiça", acrescentou.

Acidente

Eduardo Campos e mais seis pessoas, incluindo membros de sua equipe e tripulantes da aeronave, morreram em agosto de 2014 em um acidente aéreo. No episódio, houve questionamentos em relação à investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), segundo a qual as causas do acidente teriam sido falha dos pilotos e más condições meteorológicas. As ações judiciais sobre o caso iriam prescrever em agosto do ano passado. Mas, por solicitação das famílias das vítimas, que contestam o relatório do Cenipa, a juíza Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, suspendeu a prescrição dos prazos.

O uso da aeronave também foi investigado pelas operações Turbulência e Vórtex, da Polícia Federal, que apuraram um possível esquema de corrupção envolvendo empresas, o governo de Pernambuco e doações de campanha a Campos. O processo da Operação Turublência foi arquivado pela Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) por falta de provas.

*texto alterado às 13h18 para acréscimo do posicionamento do PSB

Fonte: EBC - Agência Brasil
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Acidente com o Citation 560XL PR-AFA

Seg Ago 06, 2018 1:17 pm

PF apresenta conclusão do inquérito da queda do avião de Eduardo Campos

Às vésperas de serem completados quatro anos da queda do avião que matou o ex-governador e presidenciável Eduardo Campos, no dia 13 de agosto em 2014, em Santos, no litoral de São Paulo, em plena campanha eleitoral, a Polícia Federal apresenta, nesta segunda-feira (6), em São Paulo e no Recife, as conclusões do inquérito que apura as circunstâncias do acidente, que vitimou mais seis pessoas.

Em abril de 2018, o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador do PSB, anunciou que foi à PF e à Justiça Federal em Santos (SP) pedir investigação sobre uma possibilidade de ter havido “sabotagem” no avião usado pelo socialista na campanha de 2014.

Uma das reuniões será realizada, nesta segunda (6), nas dependências da Polícia Federal no Aeroporto dos Guararapes, às 10h30.

A segunda reunião será realizada, nesta terça-feira (7), nas dependências da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, às 10 horas.

Os locais foram escolhidos pela própria PF para apresentar às famílias o trabalho desenvolvido pelo órgão de inteligência, de modo discreto, sem exposição antecipada ou simultânea para a imprensa. As duas localidades foram pensadas considerando os locais de residência dos passageiros e dos pilotos vitimados.

Há cerca de dois meses, o delegado da PF Rubens José Maleiner já havia informado aos familiares que entregaria o seu relatório sobre o acidente no final de julho deste ano de 2018, antes do acidente completar 4 anos.

Fonte: Uol
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Acidente com o Citation 560XL PR-AFA

Qui Fev 28, 2019 11:05 am

MPF arquiva sem conclusão inquérito sobre acidente que vitimou Eduardo Campos

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que apurava as causas do acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência Eduardo Campos. O jatinho caiu numa área residencial de Santos (SP), em agosto de 2014. Mais seis pessoas morreram na tragédia: o piloto, o copiloto e quatro integrantes da equipe de campanha.

Segundo o MPF, não foi possível definir as razões do acidente devido à falta ou ao não funcionamento de alguns equipamentos na cabine de comando do avião. O gravador de vozes, que poderia ter registrado os diálogos do piloto e copiloto, não estava funcionando. De acordo com os procuradores, o equipamento é obrigatório para aeronaves do tipo, mas o dispositivo tinha feito o último registro em janeiro de 2013, mais de um ano antes da queda. Campos voava em um Cessna 560XL, jato executivo bimotor com capacidade para oito passageiros.

A falta de conclusões do inquérito afasta ainda a possibilidade de qualquer responsabilização criminal. Os afetados podem, no entanto, usar os elementos do inquérito em pedidos de indenização na esfera cível.

Hipóteses

Quatro hipóteses foram investigadas no acidente: a colisão com um elemento externo; desorientação espacial dos tribulantes; falha do profundor (peça da cauda que faz os movimentos para cima ou para baixo) e falha do compensador do profundor.

O MPF recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudanças na fiscalização e no registro de dados dos aviões, de modo a evitar novos acidentes e evitar os problemas que dificultaram as investigações desse caso. Entre os pontos listados pela procuradoria estão fiscalizar regularmente o funcionamento do gravador de vozes e reavaliar a não obrigatoriedade do equipamento em aeronaves de pequeno porte.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes