Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Acidente com o Embraer 820C Carajá da MS Táxi Aéreo PT-ENM

Qua Abr 26, 2017 10:42 am

Empresa nega falhas em manutenção e culpa piloto por acidente com Huck

Imagem

Cinco dias após divulgação do laudo da FAB (Força Aérea Brasileira), que concluiu as causas do acidente aéreo envolvendo os apresentadores Angélica, Luciano Huck e família, a empresa MS Taxi Aéreo - dona do avião onde eles viajavam – afirmou nesta terça-feira (25), ao Campo Grande News, que cumpriu todas as determinações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com relação a aeronave e não fraudou diários de bordo, conforme descreve o documento da aeronáutica.

O acidente aconteceu quando Angélica e Huck retornavam de uma gravação no Pantanal, no território do município de Miranda - localizado a 201 km de Campo Grande. O destino final seria a Capital, onde o casal entraria em outro voo. Pelo relatório da FAB, uma combinação de falha mecânica e despreparo da tripulação foram responsáveis pela queda do avião, causada por pane seca.

Conforme nota encaminhada ao Campo Grande News, a empresa afirma que “como toda empresa de táxi aéreo, possui um setor de controle de manutenção (CTM), onde todas as cadernetas, registros de manutenção, controle das aeronaves e manuais de serviço dos fabricantes, ficam a disposição não só da tripulação, como a todos os funcionários relacionados com a operação”, revela.

Para a FAB, além dos problemas referentes a empresa, o piloto do avião, Osmar Frattini, teria errado ao decolar mesmo após perceber que o sistema usado para mudar o ângulo da hélice da aeronave não estava funcionando. A investigação militar descobriu que na asa esquerda havia no máximo 160 litros de combustível, sendo que deveria haver 350 litros.

A empresa concorda com este ponto do relatório. Para a MS Táxi Aérea, Frattini deveria ter avisado o setor de operações da empresa sobre o problema, ao invés de dar continuidade ao voo, “pois é o que esta descrito em nossos manuais de operação aprovados pela ANAC e deve ser seguido. A empresa faz sua parte mantendo as aeronaves aeronavegáveis e sua tripulação devidamente treinada e checada/liberada para voo, efetuada pela Anac. Porém as decisões de operação referente ao voo são atribuições ao comandante, que é pessoa capacitada pela Empresa e Anac para tal”, explicou a empresa.

A FAB ainda apontou outros problemas com relação ao piloto como, por exemplo, não seguir procedimentos de emergência em caso de pane seca, além de não ter treinamento para pilotar aquele avião.

A MS Táxi Aérea contesta esta informação e diz que o piloto tem mais de oito mil horas de voo e mais de 400 horas no modelo PT ENM. Além disso, tinha treinamento concedido pela empresa,repetido anualmente, com todos os tripulantes.

“A empresa faz sua parte mantendo as aeronaves aeronavegáveis e sua tripulação devidamente treinada e checada/liberada para voo, efetuada pela ANAC. Porém as decisões de operação referentes ao voo são atribuições ao comandante, que é pessoa capacitada pela Empresa e ANAC para tal. Sendo assim, ressaltamos que a empresa sempre prezou e preza pela segurança em suas operações”, se defendeu.

O Campo Grande News tentou contato com Osmar Frattini na tarde desta terça-feira (25), no entanto, o piloto afirmou que já havia concedido entrevistas a outros veículos, que estava em viagem e não poderia conversar com a equipe de reportagem.

Susto e holofote – O avião que transportava os apresentadores Luciano Huck, Angélica, três filhos do casal e duas babás fez um pouso forçado na fazenda Palmeira, próximo à rodovia MS-080, na manhã de 24 de maio, um domingo. Na aeronave, ainda estavam o piloto Osmar Frattini, 52 anos, considerado herói por ter evitado uma tragédia, e o co-piloto José Flávio de Souza Zanatto.

A família Huck e as babás foram socorridas por uma pessoas que passava pela estrada. Todos foram levados à Santa Casa de Campo Grande. O piloto primeiro foi para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, após pedido de Luciano Huck, levado para a Santa Casa. O acidente aéreo dominou o noticiário nacional.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Acidente com o Embraer 820C Carajá da MS Táxi Aéreo PT-ENM

Qua Abr 26, 2017 10:44 am

Piloto que fez pouso forçado diz que havia combustível em tanque e contesta laudo

Piloto da aeronave turbo hélice que fez pouso forçado com o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, Osmar Frattini, afirma que havia 320 litros de combustível no tanque e vai contestar laudo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que aponta pane seca como causa do acidente.

Aeronave decolou da Estância Caimam, em Miranda, com destino ao aeródromo de Campo Grande, no dia 24 de maio de 2015. Durante procedimento de descida para pouso, ocorreu apagamento do motor esquerdo e a aeronave realizou pouso de emergência em fazenda de Rochedo. Pilotos e passageiros tiveram ferimentos leves.

Ao contrário do que aponta relatório do Cenipa, piloto disse ao Portal Correio do Estado que acredita que houve pane nos motores e que laudo não aponta dados sobre eles.

“Eu discordo de pane seca. Havia 320 litros [de combustível] no tanque e foi retirado, conforme tem em reportagens. O próprio relatório comprovou que tinha combustível”, disse, afirmando que aeronave foi mexida por crianças e outras pessoas antes da perícia.

Com relação ao motor, Frattini diz que houve pane e para evitar acidente de maior gravidade, ele optou pelo pouso forçado.

“A unidade de controle de combustível teve pane. Voei 36 minutos com o motor esquerdo disparado e o motor direito reduzido em 400, sem cortar o motor, porque não tinha certeza que poderia ocorrer a mesma pane naquele motor”, afirmou.

Relatório também aponta que não foram cumpridos pelos pilotos todos os itens previstos em checklist para a condição de falha do motor em voo e pilotos eram orientados pela empresa MS Táxi Aéreo e não anotar problemas no diário de bordo e não tinham acesso às cadernetas de motor, célula e hélice.

Sobre o checklist, Frattini é enfático ao dizer que todos os procedimentos foram feitos. Já com relação aos procedimentos da empresa, ele concorda com o laudo. Segundo o piloto, a tripulação nunca teve acesso as cadernetas e que o trabalho do piloto e co-piloto era pousar o avião e, caso estivesse com pane, deslocar para a oficina no aeroporto Teruel, sem reportar os problemas no livro de bordo.

Apesar de reconhecer que há problemas no sistema de trabalho da empresa, Frattini disse que não entrará com nenhum tipo de ação contra a MS Táxi Aéreo e que irá contestar apenas o laudo do Cenipa.

"Eu não posso aceitar uma situação de me crucificar dizendo que eu sou o culpado do acidente, eu não sou culpado, eu não me sinto culpado. Constatei problema, após checklist e fazer tudo o que era possível fazer, e determinamos que teríamos que pousar, pousar com segurança e sem matar ninguém. Eu só tive uma tentativa e era fazer para não acontecer o pior e foi o que eu fiz”, concluiu.

ACIDENTE

O avião modelo Embraer 820C apresentou uma pane no motor. A aeronave havia decolado de uma estância turística do Pantanal, em Miranda com previsão de pousar no aeroporto de Campo Grande. Huck e os filhos viajaram para o Pantanal para acompanhar uma série de gravações de Angélica para o programa semanal "Estrelas", da Rede Globo.

Atendido na Santa Casa da Capital, o casal foi transferido em duas aeronaves de UTI Aérea para o hospital Albert Einstein, em São Paulo.Tanto os três filhos, quanto as duas babás e a tripulação não tiveram ferimentos graves.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante