Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Voo de Parnaíba-PI a Itamaracá-PE leva peixe-boi encontrado encalhado em Luís Correia-PI

Sáb Abr 22, 2017 6:04 pm

Imagem

O peixe-boi que encalhou na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, no último dia 15 e que foi avistado por turistas na praia de Atalaia foi transportado para Itamaracá (PE) nesta quinta-feira (20/04) para receber os cuidados necessários no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio).

Os turistas que encontraram o mamífero tentaram reintroduzi-lo ao mar, mas a equipe do Projeto Pesca Solidária foi acionada novamente no dia 16 quando ocorreu novo encalhe. Trata-se de um filhote ainda com cordão umbilical, fêmea, medindo 1,28 m, pesando cerca de 50 kg, com menos de um mês de idade.

“Neste estágio de vida o peixe-boi necessita de cuidados bastante específicos e especializados pois em ambiente natural ele estaria aos cuidados da mãe até completar os dois anos de idade. É um mamífero, então a alimentação dele seria o leite materno, mas infelizmente ele deve ter se desprendido da mãe e por causa da sua inexperiência não conseguiu sobreviver ao mar”, informa Liliana Souza, bióloga responsável pelas pesquisas com o peixe-boi marinho no Pesca Solidária.

O transporte do mamífero para Pernambuco está sendo uma ação conjunta de Comissão Ilha Ativa, através do projeto Pesca Solidária, Base Peixe-boi, ICMBio, Apa Delta do Parnaíba, Cepene, Governo do Estado, Aquasis e do Deputado Estadual Dr. Hélio.

O voo aconteceu nesta quinta-feira (20) às 10h a partir do aeroporto internacional Dr. João Silva Filho em Parnaíba (PI).

No aeroporto, o avião foi preparado por equipes de Parnaíba (PI) e Fortaleza (CE) para o melhor acondicionamento do mamífero para que fosse transportado em segurança para Ilha de Itamaracá em Recife Estado de Pernambuco, onde ficará dois anos. O destino do peixe-boi ainda é incerto, se retorna para o litoral do Piauí ou fica em Pernambuco. Liliane Sousa, coordenadora do Pesca Solidária, foi quem acompanhou o animal desde o momento em que encalhou até seguir para o outro Estado, onde continuará recebendo atenção.

Fonte: Jornal da Parnaíba com informações do Pesca Solidária

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante