Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Queda de avião ultraleve deixa um morto e seis feridos em Santarém-PA

Sex Fev 10, 2017 4:51 pm

Imagem

Um ultraleve (avião de pequeno porte) caiu na tarde desta quinta feira (9) no bairro Maracanã, em Santarém, oeste do Pará. Segundo informações do Corpo de Bombeiros repassadas ao G1, pelo menos sete pessoas ficaram feridas. O homem que estava conduzindo o avião, Jucelio Fontineli, ainda chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. Outras quatro vítimas também foram levadas ao Hospital e duas, que tiveram escoreações leves, não precisaram ser internadas.

O avião atingiu uma casa por volta das 17h40. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Pronto Socoro Municipal (PSM).

Segundo o morador, Ademar da Silva Santana, que mora em frente à cas onde o avião caiu, em questão de segundos o ultraleve fez alguns giros e caiu. "Ele (avião) inclinou, inclinou e desceu de uma vez.", contou.

O trânsito foi alterado nas ruas próximas ao acidente. As causas da queda devem ser apuradas.

Imagem
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Queda de avião ultraleve deixa um morto e seis feridos em Santarém-PA

Sex Fev 10, 2017 4:57 pm

Vítimas de acidente com ultraleve permanecem internadas em Santarém

Quatro vítimas da queda de um ultraleve no bairro Maracanã em Santarém, oeste do Pará, permanecem internadas no Hospital Municipal. Segundo o Boletim Médico divulgado pela Secretaria de Saúde (Semsa), os pacientes ainda aguardam a realização de procedimentos e não possuem previsão de alta médica. O homem que conduzia a aeronave, Jucélio Aguiar Fontenele, de 34 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital.

Raimundo Raildo Campos Castro, de 43 anos, entrou às 18h36. Jeane Maria Vieira, de 41 anos, entrou às 18h38. Ambos passam por exames e estão em observação na sala de sutura. Geanderson Rodrigues Batista, de 18 anos, entrou na unidade às 18h40. O paciente está no setor de reanimação. Ney Júlio Azulai, de 70 anos, entrou às 18h41 e aguarda para realizar uma tomografia computadorizada.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Queda de avião ultraleve deixa um morto e seis feridos em Santarém-PA

Sáb Fev 11, 2017 11:42 am

Avião ultraleve que caiu em Santarém era experimental e voava em testes

O avião ultraleve que caiu em cima de uma casa no bairro Maracanã na tarde de quinta-feira (9) matando o condutor, ferindo outro ocupante e mais cinco pessoas da mesma família voava na região de forma experimental - ou seja, em teste para verificação de critérios de segurança e operação. A vítima, Jucelio Fontineli, de 34 anos, havia montado a aeronave recentemente em uma área próxima ao Lado Juá. Peças e outros equipamentos foram retirados de um ultraleve antigo e colocados no novo.

Segundo informações de amigos, desde o fim do ano passado, Jucelio Fontineli vinha montando o ultraleve e na quinta-feira (9) foi fazer os primeiros testes, resultando na tragédia. Testemunhas disseram Jucelio ainda chegou a fazer um passeio sozinho. Depois, retornou e pegou o ocupante, Raimundo Castro, de 43 anos, que estava como passageiro. Durante mais um passeio de teste, o avião caiu. “Ele disse, nós vamos dar um voo por aqui mesmo”, contou a esposa de Raimundo, Lauriene Ferreira.

O ultraleve é um tipo de aeronave que se insere na categoria experimental. No Brasil, o Código Brasileiro de Aeronáutica estabelece como regra geral que todas as aeronaves devem ser certificadas, no entanto, permite a construção amadora e o desenvolvimento da aviação experimental. Do ponto de vista material, uma aeronave certificada difere de uma aeronave experimental porque passa por um processo rigoroso de avaliação de projeto, testes de equipamentos e ensaios em voo em várias condições.

Uma aeronave experimental, que geralmente se caracteriza por não ser submetida a uma longa campanha de testes, deve expor poucas pessoas ao risco e somente aquelas essenciais ao projeto. Portanto, aeronaves experimentais são restringidas a voar sobre áreas pouco povoadas, ou em alguns casos específicos, a áreas completamente isoladas. O voo sobre áreas povoadas necessita de autorização específica, e o transporte de pessoas e bens com fins lucrativos é proibido.

Normas da ANAC
As aeronaves desta categoria devem ser operadas dentro dos limites regulamentares e demais limitações indicadas no certificado de aeronavegabilidade experimental que acompanha cada aeronave, e de que o acompanhamento dos aspectos técnicos, incluindo a manutenção, é importante medida para que se evitem acidentes. Não se pode confundir os limites de operação das aeronaves certificadas e das experimentais de construção amadora, nem o papel da ANAC frente a cada um destes segmentos.

Os candidatos a obtenção da habilitação para voo dessa aeronave precisam, assim como todos os pilotos, seguir regulamento específico para obtenção do documento. Para habilitar o piloto, devem ser atendidos os requisitos de idade, escolaridade, conhecimento, experiência, instrução de voo e aptidão psicofísica. São exigidos exames médicos, além do curso teórico e prático antes da realização de prova junto à ANAC ao final de cada módulo do curso.

O acidente
O ultraleve caiu em cima de uma casa por volta de 17h40 de quinta-feira (9) e estava com duas pessoas a bordo, sendo um homem, que pilotava a aeronave e outro ocupante. Na casa havia cinco pessoas e todas ficaram feridas, sendo que três com ferimentos mais graves. As vítimas foram socorridas e levadas ao Pronto Socorro Municipal (PSM). Duas, que tiveram escoriações leves e não precisaram ser levadas ao hospital, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações de testemunhas, a aeronave decolou da praia do Juá por volta 17h30, sobrevoou o rio Tapajós e fazia o retorno para pouso, quando perdeu a instabilidade e em questão de segundos, caiu, às 17h40. O homem que conduzia o avião foi identificado como Jucelio Fontineli. Segundo o hospital, a vítima morreu ao dar entrada na unidade. Outras quatro vítimas foram internadas. Segundo o Hospital Municipal, duas ainda continuam internadas.

Nota Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre o acidente e esclareceu que nesses casos, as informações são apuradas pelo CENIPA, que é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. A ANAC disse ainda que, por se tratar de uma aeronave experimental, as investigações são realizadas pelas autoridades policiais locais. A ANAC não confirmou oficialmente se o nome da vítima era do piloto e ressaltou que o nome informado - Jucelio Fontineli - não possui habilitações junto a Agência de Aviação Civil.

Nota Aeronáutica
Por telefone, a assessoria da Aeronáutica informou que uma equipe do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I) esteve no local nesta sexta-feira (10) para realização de ações iniciais e investigar as causas do acidente com o ultraleve. A Aeronáutica informou também que ainda não foi comunicada sobre o fim do prazo para a conclusão das investigações.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante