Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

USAF - Notícias

Sáb Out 24, 2020 1:14 pm

Neurociência vai liberar poder do cérebro dos pilotos em 3 anos

Imagem

Pode soar como algo saído de um filme de ficção científica, mas uma equipe do Laboratório de Pesquisa (AFRL) da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está transformando a ficção científica em realidade para ajudar os combatentes a desbloquear os poderes do cérebro.

Segundo artigo do AFLR trazido por nosso parceiro Aviacionline, o Sistema de Aprendizagem Neural Individualizado, ou iNeuraLS, é uma nova plataforma de aprendizagem aumentada que permitirá o aprendizado rápido por modulação em circuito fechado de estados cognitivos durante a aquisição de habilidades.

Essencialmente, a equipe do AFRL busca desenvolver uma capacidade que dará ao pessoal da Força Aérea a habilidade de adquirir conhecimentos e habilidades rapidamente por meio de interfaces cerebrais diretas com a ajuda de neurotecnologias.

Este esforço de pesquisa foi recentemente nomeado como um dos vários projetos a receber financiamento como parte do Programa Sementes para Capacidades Disruptivas (SDCP).

O SDCP reúne equipes de todas as diretorias técnicas do AFRL e seus parceiros externos para “semear” novas ideias com capacidades potencialmente transformacionais em áreas de particular interesse para a Força Aérea, conforme descrito na recente Estratégia de Ciência e Tecnologia de 2030.

Embora o conceito pareça rebuscado em um primeiro olhar, Gaurav Sharma, líder técnico sênior de Neurociência Cognitiva do AFRL, disse que é realmente mais alcançável do que parece. Pode parecer ficção científica, mas está enraizado na ciência.

“Na última década, fizemos um enorme progresso em nossa compreensão das funções cerebrais relacionadas ao desempenho do piloto e também desenvolvemos e testamos um kit de ferramentas de tecnologias de neuromodulação para conduzir o cérebro a um estado de desempenho ideal. Com o iNeuraLS, estamos levando isso para o próximo nível, criando um sistema de loop fechado imersivo que será otimizado para o potencial de aprendizagem de cada usuário”, comentou Sharma.

“Teremos acesso sem precedentes ao cérebro usando uma nova interface cérebro-máquina”, disse o Dr. Nathaniel Bridges, engenheiro biomédico de pesquisa do AFRL e líder da equipe de Interface Neural.

Ele acrescentou que esses sinais neurais serão usados ​​para desenvolver algoritmos que ajudarão os pesquisadores a determinar o estado cerebral ideal sob o qual os indivíduos podem receber informações.

A partir daí, a equipe determinará os meios mais eficazes de aumentar a capacidade dos participantes de receber e processar informações. Isso pode variar de técnicas de neuromodulação não invasiva – ou estimulação cerebral – ao uso de realidade aumentada para alterar as condições ambientais percebidas.

Bridges reiterou que esse processo não é tão sobrenatural quanto pode parecer. Para coletar dados sobre a atividade cerebral, a equipe desenvolverá uma interface híbrida cérebro-máquina usando uma combinação de duas tecnologias não invasivas bem estabelecidas: eletroencefalografia, comumente conhecida como EEG, e magnetoencefalografia, ou MEG.

Ele explica que cada tecnologia oferece suas próprias vantagens. Parte da informação gerada por correntes neuronais no cérebro é representada como campos elétricos, que são captados por EEG, enquanto a outra parte é representada como campos magnéticos, que são captados por MEG. Além disso, o MEG permite uma resolução espacial mais alta em comparação ao EEG.

Portanto, um híbrido das duas tecnologias permitiria aos pesquisadores coletar informações sobre a atividade cerebral rapidamente e apontar exatamente onde a atividade está ocorrendo dentro do cérebro.

No culminar do esforço de três anos, a equipe demonstrará a tecnologia por meio de um cenário de caso de uso prático, que pode se parecer com uma tarefa de simulador de voo, para mostrar a capacidade do sistema de acelerar a capacidade de um usuário de adquirir habilidades para completar a tarefa.

Bridges disse que essa pesquisa poderia ser benéfica na aceleração do treinamento de pilotos da Força Aérea. Embora as aplicações dessa pesquisa sejam voltadas especificamente para a missão da Força Aérea, ele disse que o projeto contribuirá para um corpo de conhecimento que pode beneficiar indiretamente toda a comunidade neurocientífica.

Ele também espera que outras organizações militares, como a Força Espacial, bem como as comunidades de manutenção e aeromédica, possam se beneficiar e se basear na tecnologia.

Os parceiros industriais incluem a Microsoft, que está gerenciando a entrega de conteúdo e fornecendo orientação sobre mudanças em plataformas e hardware virtuais e de realidade aumentada; o projeto Sonera Magnetics, que está trabalhando em parte da interface EEG / MEG; o MIT Lincoln Laboratory, que está desenvolvendo algoritmos de aprendizado de máquina; e a Teledyne Technologies, que é a integradora das peças para criar um produto coeso e com funcionamento otimizado.

Segundo Sharma, a interação com esses parceiros é um dos principais pontos fortes do projeto. “Estamos trabalhando mais próximos do que nunca com os líderes da indústria para desenvolver tecnologias inovadoras com potencial transformador para a Força Aérea”, disse ele. “O AFRL está empenhado em desenvolver soluções habilitadas para neurotecnologia para melhorar o desempenho dos combatentes, e esta parceria é apenas o começo.”

Bridges disse que agora que o prêmio SDCP de três anos foi anunciado, a equipe está começando a trabalhar duro para iniciar os esforços de pesquisa que fornecerão a base para o iNeuraLS. Ele tem como objetivo expandir a equipe por meio de esforços para recrutar novos neurocientistas, engenheiros, cientistas da computação e outros profissionais enérgicos e com visão de futuro para avançar os esforços.

“Estamos muito animados para embarcar nesta pesquisa e ver onde podemos levá-la”, disse Bridges. “Este é um projeto com enorme potencial para a comunidade militar e neurocientífica. É uma ciência que realmente inspira arte”.

Fonte: AeroIN https://www.aeroin.net/neurociencia-lib ... otos-usaf/

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes